
Resgates de animais vítimas de queimadas e desastres ambientais em Mato Grosso do Sul ganharam reforço com a chegada de uma UTI móvel equipada para atendimento imediato em campo. O trailer, batizado de SamuVet, conta com tubos de oxigênio, sedativos, anestésicos, maca, curativos e aparelhos de imobilização.

A estrutura será utilizada por equipes do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), em parceria com o Ibama. O objetivo é garantir que os bichos feridos recebam os primeiros cuidados ainda no local, o que pode evitar mortes e acelerar o processo de recuperação.
Unidade móvel leva atendimento direto aos animais silvestres feridos em áreas atingidas por fogo - (Foto: João Prestes)
Se o quadro clínico exigir, o animal poderá ser estabilizado dentro da unidade móvel até que tenha condições de ser transferido para o Hospital Veterinário Ayty, em Campo Grande.
O trailer foi entregue na última quinta-feira (16) em evento com presença do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. A compra do equipamento, no valor de R$ 400 mil, foi feita com recursos de compensação ambiental da empresa Vetorial, de Corumbá.
Segundo a veterinária Aline Duarte, que coordena o Cras e o hospital Ayty, o atendimento rápido no local do resgate faz toda a diferença. “Quanto mais cedo o animal é tratado, maior é a chance de sobrevivência. Um transporte longo e demorado só agrava o quadro clínico”, destacou.
De janeiro a setembro deste ano, o Cras recebeu 1.676 animais. Desses, cerca de 800 já voltaram à natureza e 300 seguem em reabilitação.
