Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
18 de outubro de 2025 - 12h58
maracaju outubro rosa
'SAMUVET'

Trailer com UTI móvel vai agilizar resgate de animais feridos por incêndios no Pantanal

Equipamento permite atendimento emergencial no local, aumentando as chances de sobrevivência

18 outubro 2025 - 10h20Carlos Guilherme
Unidade móvel leva atendimento direto aos animais silvestres feridos em áreas atingidas por fogo
Unidade móvel leva atendimento direto aos animais silvestres feridos em áreas atingidas por fogo - (Foto: João Prestes)

Resgates de animais vítimas de queimadas e desastres ambientais em Mato Grosso do Sul ganharam reforço com a chegada de uma UTI móvel equipada para atendimento imediato em campo. O trailer, batizado de SamuVet, conta com tubos de oxigênio, sedativos, anestésicos, maca, curativos e aparelhos de imobilização.

Canal WhatsApp

A estrutura será utilizada por equipes do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), em parceria com o Ibama. O objetivo é garantir que os bichos feridos recebam os primeiros cuidados ainda no local, o que pode evitar mortes e acelerar o processo de recuperação.

Unidade móvel leva atendimento direto aos animais silvestres feridos em áreas atingidas por fogo - (Foto: João Prestes)

Se o quadro clínico exigir, o animal poderá ser estabilizado dentro da unidade móvel até que tenha condições de ser transferido para o Hospital Veterinário Ayty, em Campo Grande.

O trailer foi entregue na última quinta-feira (16) em evento com presença do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. A compra do equipamento, no valor de R$ 400 mil, foi feita com recursos de compensação ambiental da empresa Vetorial, de Corumbá.

Segundo a veterinária Aline Duarte, que coordena o Cras e o hospital Ayty, o atendimento rápido no local do resgate faz toda a diferença. “Quanto mais cedo o animal é tratado, maior é a chance de sobrevivência. Um transporte longo e demorado só agrava o quadro clínico”, destacou.

De janeiro a setembro deste ano, o Cras recebeu 1.676 animais. Desses, cerca de 800 já voltaram à natureza e 300 seguem em reabilitação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop