SEBRAE
ARWU 2025

USP é a única universidade latino-americana entre as 150 melhores do mundo

A universidade paulista se mantém como líder na América Latina, sendo a melhor classificada entre as instituições ibero-americanas no ranking global

18 agosto 2025 - 21h30Fabio Grellet
USP é a única universidade latino-americana entre as 150 melhores do mundo.
USP é a única universidade latino-americana entre as 150 melhores do mundo. - (Foto: Divulgação)
Terça da Carne

A Universidade de São Paulo (USP) foi novamente classificada entre as 150 melhores universidades do mundo no ranking Academic Ranking of World Universities 2025 (ARWU), divulgado na sexta-feira, 15, pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy. A USP é a única instituição de ensino superior da América Latina a figurar entre as 150 melhores, mantendo sua posição entre 101ª e 150ª desde 2023. Nesse período, a USP continua sendo a melhor classificada entre as universidades de países ibero-americanos, que incluem a América Latina, Portugal e Espanha.

Canal WhatsApp

O ranking ARWU, publicado desde 2003, avalia mais de 2.500 universidades, com a classificação das mil melhores. Entre as 18 universidades brasileiras listadas, a USP ocupa a posição mais alta. Em termos globais, a Universidade de Harvard lidera o ranking pelo 23º ano consecutivo, seguida pela Universidade Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O top 10 é dominado por instituições dos Estados Unidos, com exceção das britânicas Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford, que ocupam o quarto e o sexto lugares, respectivamente.

A China, com 244 universidades no ranking, supera os Estados Unidos, que têm 183, mas as universidades norte-americanas dominam as primeiras posições, com 37 instituições entre as 100 melhores, contra 15 da China.

Além da USP, outras universidades brasileiras também se destacaram: a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) figuram no grupo das 500 melhores, ocupando posições entre 401ª e 500ª. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão classificadas na faixa 501-600.

O ARWU é amplamente reconhecido por sua metodologia rigorosa, que leva em consideração indicadores como o número de ex-alunos e docentes vencedores do Prêmio Nobel, a quantidade de pesquisadores altamente citados, a produção científica nas revistas Nature e Science, além do desempenho das pesquisas em relação ao tamanho da instituição.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas