maracaju
BOA NOTÍCIA

Usina hidrelétrica que corta MS volta a operar no nível normal

A antecipação foi possível sem prejudicar o enchimento dos reservatórios de cabeceira da bacia, como da hidrelétrica de Furnas (MG)

31 março 2022 - 17h15Da Redação
Usina de Ilha Solteira
Usina de Ilha Solteira - (Foto: Divulgação)

A usina hidrelétrica (UHE) Ilha Solteira que corta o Estado de Mato Grosso do Sul e São Paulo voltou a operar em seu nível mínimo normal de 325,4m, definido em sua outorga de direito de uso de recursos hídricos, em 29 de março, o que estava previsto para acontecer no fim de maio, conforme Protocolo de Compromisso celebrado entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Rio Paraná Energia S/A, com interveniência do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Canal WhatsApp

A antecipação foi possível sem prejudicar o enchimento dos reservatórios de cabeceira da bacia, como da hidrelétrica de Furnas (MG), devido ao engajamento dos atores envolvidos no atendimento ao Protocolo de Compromisso e às chuvas de fevereiro e março na bacia do rio Paraná.

Desde o início de julho de 2021, a hidrelétrica vinha operando excepcionalmente abaixo dessa cota em atendimento às determinações da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), instituída pela Medida Provisória nº 1.055/2021, de forma a fortalecer a governança para o enfrentamento da crise hidroenergética vivenciada no País em 2021.

Com a volta da operação normal no Sistema Ilha Solteira/Três Irmãos, a Hidrovia Tietê-Paraná passa a funcionar normalmente sem a necessidade de ondas liberadas pela hidrelétrica Nova Avanhandava (SP), no rio Tietê, o que vinha ocorrendo desde a retomada do transporte aquaviário na Hidrovia em 15 de março. Além disso, o calado (profundidade para navegação) pleno de 2,7m voltou a estar disponível para navegação na região.

Em novembro de 2021, o nível d'água do reservatório da UHE Ilha Solteira chegou a 319m, impossibilitando a utilização normal das águas na região, como no caso da Hidrovia Tietê-Paraná. Para reestabelecer o nível mínimo operativo outorgado pela ANA para Ilha Solteira, e tendo em vista o fim da vigência da CREG, a Agência firmou o Protocolo de Compromisso nº 01/2021 com a Rio Paraná Energia S.A., que opera a hidrelétrica, com a interveniência do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Com isso, foi definido o seguinte cronograma para recuperação da cota mínima de Ilha Solteira, que atingiria os 325,4m de cota mínima em 31 de maio, associado a um cenário de chuvas e premissas de operação dos reservatórios da bacia do rio Paraná. Simultaneamente foi adotada uma política operativa para recuperar os reservatórios de cabeceira em conformidade com o Plano de Contingência da ANA para a Recuperação de Reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) e minimizar os volumes liberados pelas hidrelétricas de Jupiá (MS/SP) e Porto Primavera (MS/SP), que também ficam na calha do rio Paraná e estão a jusante (abaixo) de Ilha Solteira.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop