
O Ministério da Saúde habilitou neste mês a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Aparecida Gonçalves Saraiva”, localizada no bairro Universitário, a primeira unidade 24 horas habilitada da Capital. Por conta disto, esta UPA passa a receber R$ 2,1 milhões por ano para o custeio do conjunto de serviços de urgências 24 horas da Rede de Atenção às Urgências, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A todo um caminho a percorrer antes da habitação. Primeiramente, a Prefeitura de Campo Grande constrói a Unidade. Em seguida, envia para o Ministério da Saúde o pedido de habilitação de acordo com a portaria ministerial. Uma visita técnica é feita para comprovar os dados repassados. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) da Capital já enviou para o Ministério o pedido de habilitação das UPA do Coronel Antonino e da Vila Almeida que, agora, aguardam a visita técnica para a habilitação.
UPA Universitário foi mantida até hoje com recursos municipais
Em fase de construção, as Unidades de Pronto Atendimento localizadas nos bairros Moreninha, Lapa e Nova Campo Grande já foram automaticamente habilitadas pela portaria de 2010. “Tudo é tripartite: as verbas são das esferas federal e estadual e as unidades são mantidas pelo município”, explicou a coordenadora municipal de Urgência e Emergência da Sesau, a médica Gislayne Poleto.
UPA Universitário – Inaugurada em 2011, a UPA Universitário foi mantida até hoje com recursos municipais, tanto humanos quanto materiais. O valor repassado pelo Ministério da Saúde é retroativo a janeiro de 2012. A unidade realiza por mês 18 mil atendimentos e conta com um efetivo de 500 servidores, sendo 10 médicos (cinco clínicos gerais e cinco pediatras), cinco enfermeiros, 22 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos, um assistente social e 10 assistentes administrativos.
Atualmente, Campo Grande disponibiliza para a população nove estabelecimentos de saúde 24 horas. Além das três UPA, são seis os Centros Regionais de Saúde (CRS) 24 horas, nos seguintes bairros: Aero Rancho, Tiradentes, Coophavilla, Nova Bahia, Guanandi e Moreninha. As UPA em construção nos bairros Jardins da Lapa e Moreninha substituirão, respectivamente, os CRS do Guanandi e Moreninha que esta em fase de construção.
