28 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
JBS - Covid 19
GERAL

Um dia da princesa do oriente em São Paulo

22 julho 2018 - 08h35

Distribuídos em duas fileiras, japoneses e brasileiros erguiam bandeiras e celulares, às vezes ambos. Tudo para saudar e fazer um registro da princesa do Japão, Mako, de 26 anos, que foi neste sábado, 21, ao Parque do Ibirapuera para conhecer o monumento Pioneiros da Imigração Japonesa e o Pavilhão Japonês, na zona sul de São Paulo.

Após passagem pelo Rio e pelo Paraná, ela cumpre agenda de quatro dias em São Paulo. A viagem marca os 110 anos da imigração japonesa no País. Neste sábado, ela participou primeiro de uma solenidade no 21.º Festival do Japão.

Depois, no Ibirapuera, a aglomeração começou pouco antes da chegada da princesa, com a distribuição de bandeiras brasileiras e japonesas. Grande parte do público foi ao local só para ver a jovem, que vai abdicar do trono em breve para se casar com um empresário plebeu.

"Fui há muito tempo (em um evento com a família imperial japonesa), quando se comemorou os 80 anos da imigração no (Estádio do) Pacaembu", lembra a diretora de curso de Japonês Taeko Hatayama, de 49 anos, que estava com 10 alunos.

Já a comerciante Erika Ifuku, de 39 anos, levou a "família inteira". Dentre os 12 adultos e crianças do grupo, a aposentada Naoko Ifuku, de 74 anos, é a veterana desse tipo de evento. Quando adolescente, assistiu ao desfile da primeira visita oficial da família imperial ao Brasil, em 1958, no centro, experiência que repetiu outras vezes. Já a neta Mari, de 9 anos, descobriu o nome da princesa Mako há dois dias. "Estou achando muito legal", disse.

"Espero que essa história (dos imigrantes) seja levada para as próximas gerações que conduzirão o futuro", afirmou Mako, que acenou e cumprimentou crianças. Entre um evento e outro, ela até mudou de figurino: no Festival, usava um quimono; no Ibirapuera, um terninho.

As irmãs Alice, de 5 anos, e Melissa, de 3, gostaram. "Elas adoraram quando dissemos que iriam conhecer uma princesa de verdade", contou o pai, o programador Robson Matos, de 37 anos.

Curiosos

O evento atraiu também curiosos, que paravam para ver o que ocorria. Alguns ficaram, totalizando cerca de 200 pessoas. "Achamos que era aniversário do Japão", disse a perfumista Renata Ashcar, de 53 anos, acompanhada da filha. Na manhã deste domingo, 22, Mako visitará o bairro da Liberdade. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS INTERNO

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já sabe em quem votar para prefeito de seu município?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)
pmcg ms
TJ MS