tjms
IPVA

Último dia para pagar o IPVA 2025 em MS sem multa é nesta sexta-feira

Mais de 248 mil veículos ainda não tiveram o imposto quitado

29 maio 2025 - 13h38Iury de Oliveira
Prazo para quitar o IPVA 2025 em MS sem multa termina nesta sexta-feira, 30 de maio.
Prazo para quitar o IPVA 2025 em MS sem multa termina nesta sexta-feira, 30 de maio. - (Foto: Saul Schramm/Secom)

O prazo para quitar a quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Mato Grosso do Sul termina nesta sexta-feira, dia 30 de maio. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS) alerta os motoristas para que não percam o prazo, a fim de evitar juros, multas e restrições administrativas junto aos órgãos de trânsito.

Canal WhatsApp

Segundo a Sefaz-MS, até o dia 19 de maio, mais de 248 mil contribuintes ainda não haviam quitado o imposto, sem considerar a última parcela que ainda está em aberto. Até agora, a arrecadação do IPVA já soma R$ 936,35 milhões, valor que reforça a importância da contribuição para o financiamento das políticas públicas no estado.

Aumento na adesão ao pagamento à vista - Em comparação com o ano passado, houve crescimento na adesão ao pagamento à vista com desconto. Em 2024, 390.736 contribuintes optaram por quitar o imposto em cota única. Já em 2025, esse número aumentou para 405.539 veículos pagos integralmente. A tendência, segundo a secretaria, revela maior planejamento financeiro por parte dos contribuintes.

“Ao cumprir com sua responsabilidade, o cidadão contribui diretamente para o bem-estar coletivo e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira.

Destinação do imposto fortalece municípios - Metade de todo o valor arrecadado com o IPVA é repassada aos municípios, que utilizam os recursos em áreas como saúde básica, pavimentação de ruas, iluminação pública e transporte escolar. Segundo o governo, cidades do interior se beneficiam diretamente desse repasse, utilizando a verba para manter a oferta de serviços essenciais.

“O IPVA é uma das principais fontes de receita vinculadas. Sua arrecadação impacta diretamente na manutenção de políticas públicas locais”, reforçou a Sefaz.

A arrecadação de 2025 já representa quase 80% de todo o montante obtido no ano anterior, o que demonstra, segundo a secretaria, uma cultura crescente de adimplência, embora o número de inadimplentes ainda cause preocupação.

Como pagar o IPVA 2025 - Para quem optou pelo parcelamento, é necessário gerar o boleto da quinta parcela no portal e-Fazenda (https://eservicos.sefaz.ms.gov.br). O pagamento pode ser feito de diversas formas, incluindo Pix, agências bancárias credenciadas, caixas eletrônicos, internet banking, casas lotéricas (valores até R$ 1 mil) e nos postos de atendimento Fácil, em Campo Grande, das 8h às 16h.

Contribuintes com débitos anteriores também podem regularizar sua situação com parcelamento em até dez vezes, desde que as pendências ainda não tenham sido inscritas em dívida ativa.

Além disso, o IPVA quitado é um requisito obrigatório para realizar o licenciamento, transferência ou registro de veículos. A inadimplência pode acarretar multas e bloqueios administrativos no sistema dos órgãos de trânsito.

Canais de consulta - Para gerar boletos ou consultar débitos, o contribuinte pode acessar os seguintes links:

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop