
Pela primeira vez desde sua criação, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançou um processo seletivo exclusivo voltado a pessoas com 60 anos ou mais interessadas em ingressar em cursos de graduação presenciais. A iniciativa integra o Programa UFMS 60+ e amplia o acesso da população idosa ao ensino superior regular, com oportunidades distribuídas por todos os câmpus da instituição no Estado.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 13 de fevereiro. Todo o procedimento deve ser feito exclusivamente de forma on-line. Ao todo, estão disponíveis vagas em 107 cursos presenciais, abrangendo diferentes áreas de conhecimento.
Diferente dos modelos tradicionais de ingresso na Universidade, a seleção não contará com aplicação de provas e a classificação será feita com base na análise da documentação apresentada no momento da inscrição.
Programa UFMS 60+
O Programa UFMS 60+ foi aprovado em agosto de 2025 pelo Conselho Diretor da instituição e dá continuidade às ações desenvolvidas anteriormente pelo Programa Sou Idoso UFMS. A política tem como foco a promoção do envelhecimento ativo, saudável e com participação social, por meio da inserção da pessoa idosa na vida universitária, em ambientes que buscam garantir acessibilidade e inclusão.
A Universidade Aberta à Pessoa Idosa é uma das principais frentes do programa. No último semestre, foram ofertadas 61 atividades e 16 disciplinas isoladas de graduação presencial, somando mais de 1,9 mil vagas. As ações ocorreram nos câmpus de Campo Grande, Aquidauana, Coxim, Naviraí, Três Lagoas e Pantanal.

