
Saiba Mais
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apresentou os detalhes da volta presencial e do ingresso à Instituição em 2022. De acordo com a entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (9), as atividades de ensino, que no momento estão de maneira remota e híbrida, devem retornar somente no primeiro trimestre do ano que vem, em março.

Os interessados podem ingressar na UFMS de três maneiras: o Vestibular, o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE), realizado no decorrer dos três anos do ensino médio, e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), alcançado por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que voltou a ser utilizado no final do primeiro semestre pela Instituição.
Um dos pontos ressaltados pelo reitor da Universidade, Marcelo Turine, hoje foi o quesito de vagas, nas quais haverá uma disponibilidade de 5% a mais do que no começo do ano, com 5.525 vagas em 10 municípios. A divisão para cada modalidade de ingresso, de acordo com Turine, é 60% das oportunidades de ingresso para o Vestibular, 20% para o Passe e 20% para o Sisu.
Outra novidade oferecida pela UFMS é o novo curso de bacharelado em História, no qual antes era oferecido somente na modalidade de licenciatura.
Formas de Ingresso - Ficou com dúvida em qual forma de ingresso você se encaixa? O portal A Crítica te ajuda. O Vestibular é destinado para pessoas que concluíram o ensino médio ou concluirão esta fase até a data de matrícula na Universidade. Esse processo seletivo será realizado no dia 5 de dezembro das 8h às 13h.
O Passe é uma avaliação seriada realizada ao decorrer do ensino médio, por meio de avaliações realizadas ao final de cada ano letivo e com conteúdos específicos do período. São três provas e o candidato só precisa escolher o curso de ingresso na última avaliação. O teste será aplicado dia 12 de dezembro, no mesmo horário do Vestibular
O Sisu é um sistema de avaliação do Ministério da Educação para ingresso em universidades públicas do país. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no Enem.
Inscrições - Os interessados em realizar os processos seletivos oferecidos pela UFMS podem se inscrever para o processo seletivo do Vestibular e para a 1ª, 2ª e 3ª etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE).
No total, serão 5.525 vagas, sendo 3.347 para o Vestibular e 1.089 para o PASSE, distribuídas entre os todos os cursos da Cidade Universitária e dos câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de novembro exclusivamente pelo site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).
