
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu 3.235 vagas em um programa voltado a pessoas idosas, com 60 anos ou mais, em todos os seus campi. São mais de 100 atividades de ensino, extensão, cultura, esporte e disciplinas presenciais de graduação distribuídas por dez cidades do Estado. O período de inscrição varia conforme a unidade.
As ações serão realizadas em Campo Grande, Aquidauana, Naviraí, Corumbá, Nova Andradina, Três Lagoas, Coxim, Chapadão do Sul, Paranaíba e Ponta Porã. Entre as opções estão oficinas de memória, informática, línguas, danças, coral, educação financeira, empreendedorismo, inteligência artificial, inglês, espanhol, direito tributário, ateliê matemático, administração rural e gestão de recursos naturais renováveis, entre outras.
Cada candidato pode se inscrever em até cinco atividades por semestre e em até duas disciplinas de graduação. A ideia é colocar pessoas idosas em contato direto com o ambiente universitário.
Segundo a reitora da UFMS, Camila Polisel, o programa fortalece a convivência entre gerações. “Esse convívio favorece a troca de experiências, saberes e vivências, fortalecendo o respeito entre gerações e promovendo integração social no ambiente acadêmico”, destaca.
Em Campo Grande, as inscrições ocorrem de 19 a 27 de fevereiro, presencialmente, na secretaria da Unapi (Universidade Aberta à Pessoa Idosa), que funciona no prédio da Agead (Agência de Educação Digital e a Distância), próximo à Reitoria.
Nas unidades de Aquidauana, Naviraí, Corumbá e Nova Andradina, o prazo de inscrição vai de 19 de fevereiro a 5 de março. Já em Três Lagoas, Coxim, Chapadão do Sul e Paranaíba, o período será de 23 de fevereiro a 5 de março. Em Ponta Porã, as inscrições acontecem de 2 a 5 de março.
Além da opção presencial, também é possível se inscrever de forma virtual, pela página da Proece (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte) da UFMS.

