
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio do curso de Direito da unidade de Dourados, abriu inscrições para dois novos cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade à distância. As especializações são voltadas à formação continuada de profissionais das áreas jurídica e de segurança pública, com início das aulas previsto para o dia 8 de setembro.

Os cursos disponíveis são: Direito Constitucional e Segurança Pública e Fronteiras, com 80 vagas cada um. As inscrições estão abertas desde quarta-feira, 13 de agosto, e devem ser realizadas por meio do site oficial da UEMS, na seção de Processo Seletivo 2025.
Apesar de serem oferecidas no formato EAD, os cursos contam com dois encontros presenciais obrigatórios no Polo de Apoio Presencial da UEMS em Dourados, destinados à aplicação de avaliações e à realização de um seminário integrado. Além disso, haverá aulas síncronas semanais, com previsão de ocorrerem às segundas-feiras, às 19h (horário de Mato Grosso do Sul).
A especialização em Direito Constitucional tem como público-alvo profissionais da área jurídica que buscam aprofundar conhecimentos sobre a Constituição Federal, seus princípios e aplicação prática. Das 80 vagas, 52 são destinadas à ampla concorrência, e o restante está distribuído conforme a política de ações afirmativas da UEMS:
- 8 vagas para indígenas
- 16 para pessoas negras
- 4 para pessoas com deficiência
- 4 para quilombolas
- 4 para travestis e transexuais
O edital com todas as informações pode ser acessado no site da universidade.
Com foco em questões específicas da segurança nas regiões de fronteira, o curso de Segurança Pública e Fronteiras é destinado exclusivamente a profissionais efetivos da segurança pública, com prioridade para servidores do Mato Grosso do Sul. A distribuição das 80 vagas segue o seguinte critério:
- Polícia Militar: 20 vagas
- Polícia Civil: 15 vagas
- Polícia Penal: 5 vagas
- Polícia Federal: 5 vagas
- Polícia Rodoviária Federal: 5 vagas
- Coordenadoria-Geral de Perícias: 5 vagas
- Corpo de Bombeiros Militar: 5 vagas
- Departamento de Operações de Fronteira (DOF): 5 vagas
- Guarda Municipal de Dourados: 5 vagas
- Ministério Público Estadual: 5 vagas
O edital também prevê vagas para agentes de segurança de outros estados.
As novas especializações fazem parte do esforço da UEMS em ofertar formação de qualidade, integrada à realidade de Mato Grosso do Sul, especialmente nas áreas que envolvem o fortalecimento institucional e social por meio do conhecimento jurídico e da atuação em segurança pública.
Segundo a universidade, as iniciativas são estratégicas para atender à demanda crescente por profissionais capacitados em temas relacionados à Constituição, segurança nas fronteiras e desafios contemporâneos da gestão pública.
Serviço
Informações completas e links para inscrição estão disponíveis no portal: www.uems.br
Instagram: @uemsoficial
