
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) publicou na sexta-feira (3) o resultado preliminar do Vestibular 2025, com a oferta de 641 vagas distribuídas em 30 cursos.

A grande novidade deste ano são os três novos cursos: Engenharia Civil, em Nova Andradina, e Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, ambos em Campo Grande.
Novos cursos em áreas estratégicas - Os novos cursos introduzidos pela UEMS foram planejados para atender necessidades específicas do Estado. Engenharia Civil será ofertada na unidade de Nova Andradina, com aulas noturnas, 20 vagas disponíveis e duração de cinco anos. Já os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, localizados na Unidade Santo Amaro, em Campo Grande, oferecem 16 vagas cada, com duração de quatro anos e aulas no período matutino.
Saiba Mais
- VESTIBULAR 2025
UEMS encerra inscrições do vestibular 2025 com mais de mil vagas abertas
- PARCERIA
Parceria de Vander com Uems garante estufas para comunidade quilombola em Maracaju
- INSCRIÇÕES ABERTAS
UEMS oferece 319 vagas para cursos de graduação em Campo Grande
- VESTIBULAR UEMS
Prazo para pedir isenção no vestibular da UEMS termina na próxima terça-feira
De acordo com a instituição, a criação dessas graduações reflete o diálogo contínuo com a comunidade local, que aponta para a importância da formação de profissionais nessas áreas. "Estamos consolidando o papel da UEMS como referência na formação acadêmica de excelência para Mato Grosso do Sul", afirmou a reitoria.
Nos últimos anos, a UEMS ampliou sua grade de cursos em resposta a demandas regionais, com ofertas únicas em cidades como Aquidauana, Jardim e Coxim. Os cursos de Direito nessas localidades e o curso de Psicologia em Coxim foram aprovados para se tornarem permanentes na universidade.
Mais oportunidades: processos seletivos em andamento - Além do vestibular, outros processos seletivos estão em andamento na UEMS, ampliando as possibilidades de ingresso para os estudantes. Um dos destaques é o Processo Seletivo Permanente por Histórico Escolar (PSP/HE/2025), que oferece 708 vagas em 38 cursos. Nesse sistema, as inscrições são gratuitas e a avaliação é baseada na nota do Ensino Médio.
Outro processo em destaque é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com edital previsto para breve. Após a ocupação das vagas via Vestibular e SiSU, as remanescentes serão ofertadas pelo Processo Seletivo Permanente Notas do ENEM (PSP-NE), que considera as notas das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio. O edital completo pode ser acessado aqui.
