
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu inscrições para o curso gratuito de português voltado a migrantes internacionais. As aulas serão presenciais e começam ainda em agosto, com término previsto para novembro.

O curso faz parte do programa “UEMS Acolhe”, que já atendeu mais de 4 mil migrantes e refugiados de 35 países, como Venezuela, Haiti, Colômbia, Senegal e Egito. No primeiro semestre deste ano, 246 alunos concluíram a formação e receberam certificados.
As turmas serão realizadas em Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Naviraí e Sidrolândia. Há três níveis de ensino: básico (para recém-chegados sem conhecimento da língua), intermediário (para quem já sabe um pouco de português) e avançado (para quem deseja aprimorar o idioma).

De acordo com o coordenador do programa, professor João Fábio Sanches Silva, qualquer migrante pode se inscrever, mesmo sem documentos ou com situação migratória indefinida. O certificado final pode ser usado como prova oficial de proficiência em português para fins de naturalização.
As inscrições devem ser feitas até 17 de agosto pelo link https://forms.gle/hmPfo99oFnKxx1qt9. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail uemsacolhe@uems.br ou pelo WhatsApp (67) 3901-1888.

