
A Universidade Central do Paraguai (UCP) de Pedro Juan Caballero e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) assinaram, nesta quinta-feira, 24, um importante convênio que visa a troca de conhecimento e a melhoria da qualidade educacional na região fronteiriça. A parceria fortalecerá o ensino, a pesquisa aplicada, a mobilidade estudantil e o desenvolvimento de novas tecnologias para a educação.

O acordo foi assinado pelo CEO da UCP, Carlos Bernardo, e pela reitora do IFMS, Elaine Cassiano, durante evento em Osasco (SP), no contexto do Novo PAC.
Carlos Bernardo destacou a relevância do convênio para a região de fronteira, enfatizando que ele representa uma oportunidade importante para promover projetos integrados. “A presença da reitora Elaine Cassiano hoje simboliza a intensificação da parceria entre Brasil e Paraguai, especialmente no estímulo a projetos integrados de ensino, pesquisa aplicada, mobilidade estudantil e transferência de tecnologia”, disse Bernardo.
Ele também destacou a importância do fortalecimento dos laços entre as instituições brasileiras e paraguaias. "Convênios e parcerias vêm enaltecer o empenho e o compromisso de todos aqueles que trabalham pela educação na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Para nós, fortalecer esse elo entre as instituições brasileiras e paraguaias é fundamental para garantir o desenvolvimento educacional e social da região, criando novas oportunidades para jovens, professores e toda a comunidade", afirmou.
Bernardo também mencionou as unidades clínicas de ensino da UCP e a contribuição delas para a região. “Nossa parceria hoje iniciada seja eterna, seja profícua, melhorando cada vez mais nossas instituições enquanto propagadoras de ensino de qualidade, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de toda nossa região”, disse Carlos Bernardo.
A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, expressou seu entusiasmo com a parceria, elogiando o trabalho do CEO da UCP e o impacto da colaboração. “Sentimo-nos orgulhosos desta parceria”, disse ela, apresentando um resumo do trabalho e dos objetivos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Ela ainda destacou o campus de Ponta Porã, o maior da instituição, e seu sucesso sob a liderança de Isidro Lima Júnior, diretor do campus.
Isidro Lima Júnior, por sua vez, ressaltou a importância da parceria para o fortalecimento educacional de ambas as instituições. "Estamos cientes de que aqui nasce um instrumento para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino tanto de uma quanto de outra instituição", ponderou o diretor-geral do campus.
O evento também contou com a presença de outras personalidades, como Dr. Álvaro Gimenez Amarilha, autor do projeto “Mãos que Salvam Vidas”, Dra. Juliana de Oliveira, coordenadora de clínicas da UCP, e Anderson Côrrea, pró-reitor de Extensão do IFMS.
