
No dia 26 de abril de 1965, o programa infantil Uni-Duni-Tê, comandado por Tia Fernanda, inaugurou a Rede Globo de Televisão. A emissora foi fundada pelo jornalista Roberto Marinho e se tornou a maior rede de televisão do país e uma das maiores do mundo, sendo responsável por influenciar a cultura, a política e a opinião pública. Hoje, completando 51 anos, a emissora é assistida por mais de 200 milhões de pessoas diariamente, estejam elas no Brasil ou no exterior, por meio da TV Globo Internacional.

Polêmicas
Desde a sua fundação, a empresa possui um longo histórico de controvérsias em suas relações com a sociedade brasileira, que vão desde seu apoio ao regime militar até a influência em eleições presidenciais do período democrático, como em 1989, sendo até investigada durante a chamada 'CPI da TV Globo'.
Programação
Inicialmente também estavam na programação dos primeiros dias, a série infantil Capitão Furacão e o telejornal Tele Globo, embrião do atual Jornal Nacional. A partir desse momento, começou a construção do que ficaria conhecido como 'Padrão Globo de Qualidade'. O horário nobre passou a preenchido com duas telenovelas de temática leve entre dois telejornais curtos e sintéticos (Praça TV e Jornal Nacional), uma telenovela de produção nobre e com enredo mais forte, que seria chamada a partir de então de "novela das oito" e a partir das 22 horas uma linha de séries, minisséries, filmes ou e/ou Globo Repórter. A estrutura dessas grades fixas é utilizada pela Globo até os dias de hoje.
Confira as cinco primeiras telenovelas exibidas no ano de estreia da Rede Globo (1965):
O ÉBRIO
ILUSÕES PERDIDAS
A MORENINHA – 1ª VERSÃO
UM ROSTO DE MULHER
PADRE TIÃO
Atualmente
São mais de 300 novelas, 90 minisséries e 100 seriados, sem falar nos humorísticos, musicais, programas infantis, esportivos e de auditório, realitys shows e telejornais. A emissora é a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, atrás apenas da norte-americana American Broadcasting Company (ABC) e uma das maiores produtoras de telenovelas. A emissora alcança 98,56% do território brasileiro, cobrindo 5.490 municípios e cerca de 99,55% do total da população brasileira. A empresa é parte do Grupo Globo, um dos maiores conglomerados de mídia do planeta.
Serviço - A sede administrativa da Rede Globo encontra-se no bairro do Jardim Botânico, bairro localizado na Zona Sul do município do Rio de Janeiro. O departamento de jornalismo também está situado no Jardim Botânico, enquanto que os principais estúdios de produção localizam-se nos Estúdios Globo, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, que compreende o segundo maior complexo televisivo da América Latina.
