SEBRAE
ELEIÇÕES NOS EUA

Trump diz que vai proibir voto por correio e máquinas de votação

Presidente afirma que assinará decreto antes das eleições legislativas de 2026; tentativa semelhante já foi barrada pela Justiça

18 agosto 2025 - 12h16Redação
Trump anuncia que vai assinar decreto para banir voto por correio e máquinas de votação antes das eleições de 2026 nos EUA.
Trump anuncia que vai assinar decreto para banir voto por correio e máquinas de votação antes das eleições de 2026 nos EUA. - (Foto: Divulgação)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta segunda-feira (18) que pretende assinar uma ordem executiva para banir o voto por correspondência e o uso de máquinas de votação no país. A medida seria adotada antes das eleições de meio de mandato de 2026, que renovarão toda a Câmara dos Representantes, parte do Senado, além de cargos de governadores e legislativos estaduais.

Canal WhatsApp

Em publicação feita na rede Truth Social, Trump disse que iniciará o processo “para trazer honestidade” às eleições. “Vamos começar esse esforço, que será fortemente combatido pelos democratas porque eles trapaceiam como nunca antes, assinando uma ordem executiva para ajudar a trazer honestidade às eleições de 2026”, escreveu.

Em publicação feita na rede Truth Social, Trump disse que iniciará o processo Em publicação feita na rede Truth Social, Trump disse que iniciará o processo “para trazer honestidade” às eleições.

Segundo o presidente, as máquinas são “muito caras, imprecisas e controversas”, além de custarem “dez vezes mais” do que cédulas com marca d’água. Ele também alegou, sem apresentar provas, que o voto por correio está ligado a fraudes eleitorais em larga escala.

Nos Estados Unidos, o sistema eleitoral é descentralizado: cada um dos 50 estados define suas regras, inclusive sobre a possibilidade de votar por correspondência. Não há uma legislação federal que regule o processo de forma unificada.

Apesar das críticas do presidente, autoridades eleitorais e o próprio governo americano consideram o voto por correio seguro. Entre as medidas de verificação usadas por estados estão códigos de barras, marcas d’água, validação de dados pessoais e controle de peso das cédulas.

Essa não é a primeira tentativa de Trump de alterar o sistema de votação via decreto. Em março deste ano, uma ordem executiva com conteúdo semelhante foi suspensa pela Justiça após ações judiciais movidas por estados comandados por governadores do Partido Democrata.

Na mesma mensagem publicada nesta segunda, Trump também escreveu que os estados “são meros agentes do governo federal” e que “devem obedecer ao que o presidente dos Estados Unidos manda fazer, pelo bem do país”.

Desde as eleições de 2020, vencidas pelo democrata Joe Biden, Trump questiona a legitimidade do sistema eleitoral norte-americano. Ele insiste, sem provas, na tese de que a eleição foi fraudada e tem pressionado aliados republicanos a promover mudanças nas regras de votação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas