
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está em “saúde excepcional”, segundo o relatório médico divulgado nesta sexta-feira (10) pela Casa Branca. O diagnóstico foi feito após o republicano realizar um check-up completo no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, em Bethesda (Maryland).

De acordo com o médico pessoal do presidente, o capitão da Marinha Sean Barbabella, o exame incluiu avaliações laboratoriais, imagens avançadas e testes preventivos. Trump passou cerca de três horas no hospital pela manhã, em um procedimento descrito como uma “avaliação de acompanhamento programada”, parte do plano de manutenção contínua de sua saúde.
Durante a visita, o presidente também recebeu a vacina anual contra a gripe e uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
“O presidente Donald J. Trump continua com uma saúde excepcional, apresentando um forte desempenho cardiovascular, pulmonar, neurológico e físico”, afirmou Barbabella, em nota oficial.
O médico destacou que o exame também serviu para preparar as próximas viagens internacionais de Trump, que embarca para o Oriente Médio neste fim de semana e deve visitar a Ásia ainda neste mês.
Segundo o relatório, a idade cardíaca de Trump é estimada em 14 anos mais jovem que sua idade cronológica. Aos 79 anos, ele continua sendo o presidente mais velho da história dos Estados Unidos a ocupar o cargo.
O exame físico mais recente havia sido feito em abril de 2025, quando Barbabella concluiu que Trump estava “totalmente apto” para continuar exercendo suas funções como comandante-chefe. Na época, o presidente havia perdido 9 kg desde 2020 e mantinha um “estilo de vida ativo”, segundo o relatório.
Em julho deste ano, a Casa Branca revelou que Trump havia passado por uma avaliação médica após inchaço nas pernas, sendo diagnosticado com insuficiência venosa crônica — uma condição comum em idosos, que causa acúmulo de sangue nas veias devido à perda de eficiência das válvulas internas.
O presidente também foi submetido a testes cognitivos de rotina, voltados à avaliação de funções cerebrais e reflexos neurológicos.
O relatório de saúde incluiu informações sobre colesterol, pressão arterial, peso e histórico de cirurgias, mas não detalhou resultados específicos.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que a divulgação dos detalhes visa “dissipar rumores infundados” sobre o estado de saúde do presidente, após ele ter sido visto recentemente com hematomas nas mãos.
Trump, que costuma usar a saúde como tema político, já questionou publicamente a aptidão física e mental de seu antecessor, Joe Biden. O democrata desistiu da corrida presidencial de 2024 após um debate considerado desastroso com Trump, que reacendeu dúvidas sobre sua capacidade de governar.
