plaenge
POLITICA INTERNACIONAL

Trump questiona turbulência política na Coreia do Sul antes de encontro com novo presidente

Publicação ocorre antes de Trump se reunir com Lee Jae-myung para formalizar acordo comercial bilateral; relação entre os países teve desgaste após a declaração de lei marcial no país asiático

25 agosto 2025 - 13h35Pedro Lima
Donald Trump se prepara para reunião com Lee Jae-myung para formalizar acordo comercial bilateral entre os EUA e a Coreia do Sul.
Donald Trump se prepara para reunião com Lee Jae-myung para formalizar acordo comercial bilateral entre os EUA e a Coreia do Sul. - Reuters
Terça da Carne

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma declaração polêmica nesta segunda-feira (25), questionando a turbulência política na Coreia do Sul e afirmando que, diante da situação, "não podemos fazer negócios lá". A fala acontece horas antes do encontro entre Trump e o novo presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, na Casa Branca, para formalizar um acordo comercial bilateral entre os dois países.

Canal WhatsApp

"O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA COREIA DO SUL? Parece um expurgo ou uma Revolução. Não podemos permitir isso e fazer negócios lá", escreveu Trump em suas redes sociais, demonstrando desconforto com a situação política no país asiático.

Este será o primeiro encontro entre Trump e Lee, e ocorre em um momento de tensões políticas entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, após a polêmica declaração de lei marcial feita no fim de 2024 pelo ex-presidente Yoon Suk-yeol.

Em julho, os EUA chegaram a reduzir a alíquota tarifária sobre produtos sul-coreanos de 25% para 15%, mas a relação entre os dois países continua marcada por divergências políticas e comerciais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas