Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de novembro de 2025 - 10h49
Fiems 46 Anos
INTERNACIONAL

Trump sanciona fim do shutdown mais longo da história dos EUA

Paralisação durou 43 dias e gerou prejuízo de US$ 1,5 trilhão, segundo o presidente americano

13 novembro 2025 - 08h50Assíria Florêncio
Donald Trump sanciona lei que encerra paralisação recorde do governo dos EUA após 43 dias
Donald Trump sanciona lei que encerra paralisação recorde do governo dos EUA após 43 dias - (Foto: Brendan Smialowski/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou na noite desta quarta-feira (12) o projeto de lei que encerra o shutdown mais longo da história do país. A paralisação do governo federal durou 43 dias e, segundo o mandatário, causou prejuízos superiores a US$ 1,5 trilhão.

Canal WhatsApp

A assinatura de Trump foi o último passo após a Câmara dos Deputados aprovar, por 222 votos a 209, o pacote de gastos que permite a retomada das atividades do governo. A proposta já havia sido aprovada no Senado no início da semana.

Em pronunciamento, o republicano culpou os democratas pela crise, referindo-se ao episódio como “paralisação democrata”. Ele destacou os impactos da medida, como o atraso ou cancelamento de mais de 20 mil voos, a suspensão do benefício alimentar (food stamps) e o fato de mais de um milhão de servidores terem ficado sem salário.

"Foi uma extorsão que jamais aceitaremos novamente", disse Trump, pedindo também o fim do filibuster — recurso legislativo usado para atrasar votações no Senado. “É uma honra assinar este projeto e fazer nosso país funcionar de novo.”

O presidente ainda criticou programas sociais, como o Obamacare, e usou um levantamento do Walmart sobre a queda nos preços do Dia de Ação de Graças como argumento de que a economia está sob controle. “O país nunca esteve melhor”, afirmou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop