segov dengue
TROPAS DOS EUA

Justiça americana proíbe envio de tropas em ações de imigração

Decisão judicial questiona o uso de militares para apoiar agentes federais em atividades de controle imigratório.

2 setembro 2025 - 13h55Associated Press*
Juiz Charles Breyer determina que o uso de tropas pelo governo Trump nas operações de imigração é ilegal.
Juiz Charles Breyer determina que o uso de tropas pelo governo Trump nas operações de imigração é ilegal. - Foto: Reprodução
ENERGISA

O juiz Charles Breyer, em Washington, declarou ilegal o envio de tropas americanas pelo governo de Donald Trump para apoiar agentes federais em operações de imigração. A decisão afirma que a ação violou a lei federal, mais especificamente o Ato Posse Comitatus, que impede o uso de forças armadas em funções policiais dentro do território dos Estados Unidos.

Canal WhatsApp

A ação foi movida pelo estado da Califórnia, que alegou que a presença de militares nas operações de imigração em Los Angeles, durante o verão do hemisfério Norte, configurou uma transgressão da legislação que proíbe o emprego das Forças Armadas na aplicação de leis internas.

Por outro lado, os advogados da administração Trump argumentaram que o Ato Posse Comitatus não se aplica neste caso, pois as tropas estavam atuando para proteger os agentes federais e não para realizar ações de fiscalização ou imposição de leis. O governo alegou ainda que o envio das tropas foi realizado com base em autoridade presidencial, que permite ao chefe de estado mobilizar os militares conforme necessário.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop