
Neste sábado, 30, três irmãos escoceses conquistaram um recorde mundial ao completarem a travessia mais rápida do Oceano Pacífico sem apoio. Jamie, Ewan e Lachlan Maclean, de Edimburgo, chegaram a Cairns, na Austrália, após 139 dias de remo ininterrupto, cobrindo mais de 9 mil milhas desde o Peru.

Durante a jornada, que os tornou a primeira equipe a cruzar o oceano do continente sul-americano até a Austrália, os irmãos enfrentaram condições extremas, como tempestades violentas, enjoo, lesões e até um incidente em que Lachlan foi arrastado para fora do barco. Além disso, eles arrecadaram mais de £700.000 (cerca de US$ 945.690) em doações para projetos de água potável, com a meta de chegar a £1 milhão (US$ 1.350.450).
Ao chegar ao porto de Cairns Marlin Marina, os Maclean celebraram com gaita de foles e bandeiras da Escócia, Austrália e Reino Unido, recebidos por mais de 50 familiares e fãs, incluindo sua mãe, Sheila. Ewan, o irmão mais velho, brincou com a marina antes de atracar, perguntando se havia pizza e cerveja à disposição.
Ewan, de 33 anos, descreveu a jornada como a mais difícil de sua vida, algo que ele nunca teria considerado sem o apoio dos irmãos. "Choramos de alegria e rimos até as bochechas doerem", relatou. Jamie, de 31, mencionou que o final da viagem foi particularmente tenso, com o grupo temendo ficar sem comida.
Agora, com a travessia concluída, os irmãos planejam continuar sua missão de arrecadar fundos para fornecer água potável a 40 mil pessoas em Madagascar, por meio da Maclean Foundation, instituição de caridade da família. O recorde anterior de travessia mais rápida sem apoio era de 160 dias, estabelecido pelo russo Fyodor Konyukhov em 2014.
