
Três homens foram presos na Espanha após uma tentativa inusitada de fuga em meio a uma operação internacional contra o tráfico de drogas. O trio, formado por um colombiano e dois equatorianos, abandonou um submarino, tentou escapar de táxi ainda com as roupas molhadas e chegou a se passar por peregrinos do Caminho de Santiago. A farsa não convenceu a polícia, que os prendeu em flagrante.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a investigação começou em agosto, quando a Polícia Nacional da Espanha e a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) detectaram uma quadrilha de traficantes na cidade de Outes, na Galícia. O grupo se apresentava como dono de uma empresa especializada em venda e reparo de equipamentos náuticos, usada como fachada para a atividade criminosa.
As embarcações suspeitas saíram do porto local em 13 de setembro. A polícia acreditava que transportavam cocaína e preparou uma operação para interceptar os envolvidos no retorno. A ação ocorreu quando os traficantes descarregavam sacos da droga em dois trailers.
Na abordagem, três integrantes do grupo conseguiram fugir. Eles chamaram um táxi, mas o motorista desconfiou do fato de estarem encharcados e avisou a polícia. Ao serem questionados, os homens alegaram que estavam percorrendo o tradicional Caminho de Santiago. Uma roupa de mergulho encontrada nas mochilas acabou confirmando as suspeitas das autoridades.
Segundo a publicação, ao todo, 14 pessoas foram presas durante a operação, que resultou na apreensão de 3,65 toneladas de cocaína, além de € 54.680 (cerca de R$ 341 mil), dois barcos, cinco carros e um trailer.
As autoridades espanholas destacaram que a ação é parte de um esforço conjunto com agências internacionais para desarticular rotas de entrada de cocaína na Europa.
