
Um tornado de alta intensidade atingiu a região central do Paraná na noite de sexta-feira (7), deixando um rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu e outros municípios vizinhos. Ao menos quatro pessoas morreram, 432 ficaram feridas e cerca de 10 mil foram afetadas direta ou indiretamente, segundo a Defesa Civil do Estado.
As rajadas de vento ultrapassaram os 250 km/h, conforme estimativa do Simepar (Sistema de Meteorologia do Paraná). Com cerca de 14 mil habitantes, Rio Bonito do Iguaçu teve a maior parte da sua estrutura urbana comprometida, incluindo quedas de energia, desabamentos e casas destelhadas. A cidade contabiliza mil desalojados e 28 desabrigados.
Outros municípios da região também foram atingidos. Em Quedas do Iguaçu, houve alagamentos e o destelhamento de um posto de saúde. Em Espigão Alto do Iguaçu, parte da sede da prefeitura foi danificada. Três Barras do Paraná enfrenta falta de energia. Em Guaraniaçu, três residências foram afetadas. Já em Foz do Iguaçu, foram registradas quedas de árvores e postes, além de danos em telhados.
Para reforçar o socorro às vítimas, 40 bombeiros de outras regiões do estado foram deslocados para Rio Bonito. Equipes das polícias Civil e Militar também estão atuando na resposta à emergência.
Além da destruição, o volume de chuva ultrapassou os 40 milímetros em diversas cidades. A frente de instabilidade avançou para São Paulo, onde a Defesa Civil estadual emitiu alerta de tempestade severa. Um gabinete de crise foi ativado para lidar com possíveis impactos, incluindo queda de granizo, rajadas de vento e raios.

