
O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu, nesta terça-feira (14), a emissão de vistos de imigrante para 75 países, entre eles o Brasil. A medida começa a valer na próxima quarta-feira, 21, e seguirá por tempo indeterminado. Segundo o órgão, o objetivo é garantir que os novos imigrantes “não extrairão riqueza do povo americano”.
O anúncio reacendeu dúvidas sobre os diferentes tipos de vistos emitidos pelos EUA e sobre quem, de fato, é atingido pela suspensão. As autoridades americanas dividem a política de vistos em duas grandes categorias: vistos de não imigrante e vistos de imigrante. Ao todo, mais de 40 tipos de visto são emitidos, variando conforme o objetivo da viagem e o tempo de permanência.
Em publicação no X (antigo Twitter), o Departamento de Estado informou:
“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem assistência social do povo americano em taxas inaceitáveis. A suspensão permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano.”
O que são vistos de não imigrante?
Os vistos de não imigrante são concedidos a pessoas que pretendem entrar nos Estados Unidos por um período determinado e com objetivo específico, sem intenção de residência permanente. Nessa categoria entram, por exemplo:
-
vistos para turismo e visita;
-
vistos de negócios;
-
vistos de emprego temporário;
-
vistos para empregados domésticos;
-
vistos de tratado de comércio e investidor;
-
vistos oficiais.
Para brasileiros que querem viajar a lazer, visitar amigos e familiares ou fazer turismo, o visto mais comum é o B2, que faz parte justamente da categoria de vistos de não imigrante.
O que são vistos de imigrante?
Já os vistos de imigrante são destinados a estrangeiros que desejam morar permanentemente nos Estados Unidos. Eles podem ser concedidos com base em:
-
laços familiares (como cônjuges, filhos ou parentes próximos de cidadãos americanos ou residentes permanentes);
-
emprego (ofertas de trabalho permanente);
-
noivado com cidadão americano;
-
investimento;
-
condição de viúvos;
-
situação de exilados.
É essa categoria – a de vistos de imigrante – que foi alvo da suspensão anunciada pelo Departamento de Estado para 75 países, incluindo o Brasil.
Suspensão não atinge viagens de turismo
As mudanças não afetam as viagens turísticas de brasileiros, uma vez que a decisão atinge apenas a concessão de vistos de imigrante.
Quem pretende ir aos Estados Unidos a passeio, fazer compras, visitar familiares ou amigos continua precisando solicitar o visto B2 (turismo), que segue enquadrado na modalidade de vistos de não imigrante e, portanto, não foi impactado pela nova regra.
Procurada, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não especificou se a medida se aplica a todos os tipos de vistos de imigrante ou se haverá alguma exceção dentro dessa categoria.
Enquanto isso, brasileiros que planejam imigrar de forma permanente para os EUA devem acompanhar as próximas comunicações oficiais do governo americano e da embaixada, já que a suspensão foi anunciada como válida por tempo indeterminado.

