
Todos os celulares de Três Lagoas, a 350 km de Campo Grande, vão receber, em 27 de setembro, às 9h, uma notificação de teste do novo sistema nacional de alerta a desastres. A mensagem será acompanhada por sirene, segundo anúncio da Defesa Civil Municipal, Prefeitura e Anatel.

O alerta será enviado automaticamente a todos os aparelhos conectados à rede móvel – mesmo sem internet, com o modo silencioso ou "não perturbe" ativado. A notificação ficará visível na tela por alguns segundos junto com o som de alerta.
Além de Três Lagoas, participam também do teste no Mato Grosso do Sul as cidades de Campo Grande, Dourados e Corumbá. A ideia é verificar se o sistema funciona corretamente antes de ser usado em situações reais, como inundações ou eventos climáticos extremos.
Segundo a Defesa Civil, os avisos via SMS e WhatsApp continuarão existindo, mas o novo alerta é mais direto, aparecerá sobre qualquer aplicativo aberto, chamando atenção imediata do usuário.
Quando estiver ativo em emergências de verdade, o sistema poderá salvar vidas ao dar tempo para que as pessoas busquem abrigo seguro ou sigam instruções urgentes em casos de risco.
