agems
Saúde

Tendinite do tendão patelar; saiba detalhes

Canal WhatsApp
O joelho recebe várias fixações musculares responsáveis pela mobilidade e estabilidade desta região. A maioria das fixações existentes são as que se localizam na região anterior (frente) da tíbia e também na região patelar.
O primeiro sintoma da tendinite patelar é a dor após a prática esportiva, que tende a desaparecer com o repouso. Com a progressão do processo, ela surge no início da atividade física, desaparecendo após a continuação do exercício e reaparecendo no repouso.
Nos casos mais graves pode haver incapacidade total do mecanismo extensor do joelho e até ruptura do tendão patelar.
Outros sintomas podem estar presentes na tendinite patelar como:
• Dor e sensibilidade ao redor do tendão patelar.
• Edema no joelho ou onde o tendão patelar se conecta ao osso da perna.
• Dor ao saltar, correr ou caminhar, especialmente ladeira ou escada abaixo.
• Dor ao dobrar ou esticar a perna.
• Sensibilidade na parte de trás da patela.
O diagnóstico da tendinite patelar é basicamente clínico, caracterizando-se por dor à palpação na parte inferior da patela e do tendão adjacente ou dor durante a extensão forçada do joelho, podendo-se observar, em alguns casos, edema localizado e nódulo doloroso na região.
A Fisioterapia atua nas disfunções do joelho através de exercícios terapêuticos e eletroterapia, favorecendo a reabilitação funcional. Os exercícios terapêuticos reparam o encurtamento e o fortalecimento muscular, desenvolvendo a amplitude de movimentos e o equilíbrio de marcha com ou sem meios auxiliares. A eletroterapia/laserterapia reduz o edema, o processo inflamatório e quadro álgico.
Serviço - Agende seu horário - Tel : (67) 8100-9990 e 3326 8531. Rua: Michel Scaff, 10 – Chácara Cachoeira.
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop