sebrae
VANDALISMO

TCE responde ato de vandalismo e destaca uso de energia solar em prédio público

Após ataque a refletores, Tribunal de Contas reforça compromisso com economia de energia e gestão sustentável

8 julho 2025 - 19h10Da Redação
Vista aérea mostra as placas solares instaladas no prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, que abastecem 70% do consumo de energia do local. No detalhe, entrada principal da sede em Campo Grande.
Vista aérea mostra as placas solares instaladas no prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, que abastecem 70% do consumo de energia do local. No detalhe, entrada principal da sede em Campo Grande. - (Foto: Divulgação)

Na noite de segunda-feira, dia 7, um homem invadiu o prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e danificou refletores externos do local. Ele alegou estar protestando contra um suposto desperdício de energia. No entanto, o TCE-MS esclareceu, nesta terça-feira (8), que 70% de toda a energia consumida no prédio vem de fonte solar.

Canal WhatsApp

O órgão informou que usa 1.110 placas solares e equipamentos que geram cerca de 76 mil quilowatts-hora (kWh) para abastecer sua sede. A instituição ainda reforçou que o sistema de iluminação não representa exagero ou desperdício, mas sim um exemplo de economia e modernização no serviço público.

“O prédio do Tribunal conta com um sistema sustentável de energia. A iluminação externa faz parte desse projeto eficiente”, explicou o engenheiro elétrico do órgão, Airton Alves da Luz.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem, um técnico em eletrônica de 29 anos, foi contido por seguranças e preso em flagrante pela Polícia Militar. Ele teria puxado os fios dos refletores e causado danos ao sistema de iluminação. O suspeito afirmou que a ação foi planejada como forma de protesto e que estava consciente do que fazia.

Apesar disso, uma perícia técnica confirmou que houve danos em postes de energia, e ele foi autuado por vandalismo contra o patrimônio público.

O TCE-MS lamentou o ocorrido e reforçou que segue investindo em medidas que reduzem custos e contribuem para um serviço público mais moderno e sustentável.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop