
Saiba Mais
A Ceva Saúde Animal, uma empresa multinacional de saúde e bem-estar animal, anunciou a suspensão temporária da aplicação e comercialização da vacina Leish-Tec, a única vacina contra leishmaniose disponível para cães. A suspensão ocorre devido à suspeita de violação em seis lotes do imunizante, identificados como 029/22, 037/22, 043/22, 044/22, 060/22, 004/23.

"A empresa está tomando ações internas para identificar as razões dos desvios e corrigir a situação o mais breve possível, esperando ter novas definições nas próximas semanas. Assim que possível, retornaremos com mais informações ", informou a Ceva em nota.
A suspensão da vacina, que também é vendida em Mato Grosso do Sul, preocupa os proprietários de cães, já que a leishmaniose é uma doença grave que pode ser fatal para os animais. A doença é causada por parasitas do gênero Leishmania e transmitida por mosquitos. Existem dois tipos de leishmaniose: tegumentar ou cutânea, que causa feridas na pele, e visceral ou calazar, que afeta órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.
Uma especialista em saúde animal enfatizou a necessidade de uma declaração conclusiva para esclarecer os possíveis efeitos da suspensão. "É crucial que tenhamos uma declaração final para fornecer informações", salientou. "Qualquer pessoa que se adiante para expressar uma opinião sobre o tema pode estar agindo de forma precipitada. A própria companhia produtora já anunciou que a suspensão é apenas temporária", finalizou.
A Ceva Saúde Animal foi procurada para mais esclarecimentos sobre a suspensão da vacina Leish-Tec. A assessoria informou que o único posicionamento sobre o caso é a nota citada acima.
