
Primeiro emprego, pessoas que estavam há meses em busca de carteira assinada e a esperança de mudar de vida. Essas foram as marcas deixadas pela Super Quarta, promovida pela Funsat (Fundação Social do Trabalho) nesta quarta-feira (16). A ação tem transformado a rotina de campo-grandenses, como Juliano dos Santos Vicente, Jeferson de Oliveira, Naiara Colhante Bezerra e Eduardo Augusto Manarim Porto, que saíram do evento animados com as oportunidades conquistadas ou prestes a se concretizar.

Com 200 vagas disponíveis nesta edição, a Super Quarta reuniu recrutadores, catálogo especial de anúncios e grande disposição das empresas em contratar, sobretudo para vagas operacionais, cenário que busca enfrentar o alto turnover dessas funções. O evento, promovido pelo programa Emprega CG, ocorreu das 13h às 16h, e contou com analistas do Supermercado Pires, Steribio Esterilização e Grupo Mais Farmácias, totalizando 25 atendimentos realizados.
Juliano dos Santos Vicente, 29 anos, foi um dos beneficiados. “Vi a respeito do convite pelo Facebook, ainda não conhecia, e gostei muito do jeito que fui encaminhado nos atendimentos. Resolver essa questão do emprego será muito importante pra mim, já que vinha há três meses tentando”, comentou o morador do Taquarussu, que foi selecionado para operador de caixa.
Do Coophavilla, Jeferson de Oliveira, 42 anos, foi avisado pela mãe sobre o evento, que ficou a par da Super Quarta vendo televisão. “Quero muito ir para uma empresa boa, onde possa ter a estabilidade da carteira assinada e salário no fim do mês. Mudar de vida, quem sabe, após esse trabalho novo”, disse o candidato, que avançou em etapas de duas triagens para vagas operacionais ligadas a estoque.
Em busca de encaminhamento para repositora, Naiara Colhante Bezerra, 37 anos, saiu do Campo Nobre para a Super Quarta. “Super mesmo, e só aguardo agora passar na última fase da seleção, que será na unidade onde posso ir trabalhar. Por aqui na Funsat foi tudo rápido e muito bem informado cada passo do recrutamento”, explicou.
Na mesma intenção, veio do Bairro Universitário, Eduardo Augusto Manarim Porto, de 18 anos, ambicionando o primeiro emprego. “Logo depois de fazer aniversário, o meu maior objetivo é ser contratado e sei que a Funsat pode me ajudar nisso. Nesta cidade só não trabalha quem não quiser!”, analisou o candidato, que focou nas vagas com maior número de anúncios para captação, na estratégia de ser aprovado o quanto antes.
De acordo com a assistente de recrutamento Manoelle Tauffer, captadora no evento, a Super Quarta cria uma referência essencial ao mercado quanto à conexão entre a demanda de mão de obra das empresas e a ativação de interessados.
“A ação é tão eficiente que as pessoas precisam experimentar mais essa oportunidade. Do lado dos anunciantes, temos metas bem amplas de contratações, mas dependemos da visita do trabalhador nestas investidas. Pois só com um volume grande de captações podemos enfrentar o turnover (rotatividade) frequente, que acontece, em maior parte, com as vagas operacionais”, analisou a executiva, que representa um grupo com 32 unidades em Mato Grosso do Sul e 2.600 funcionários.
O Emprega CG retorna em 23 de julho, com mais uma edição da Super Quarta, novamente com 200 vagas e a presença de entrevistadores na Agência de Intermediação da Funsat, no mesmo horário. A próxima seleção terá a parceria do Comper, Lojas Avenida e Tahto.
