Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
04 de outubro de 2025 - 00h49
pmcg
SÃO PAULO

Sorocaba decreta emergência por casos de intoxicação por bebidas adulteradas

Prefeitura autoriza fiscalização e apreensão de bebidas com metanol e compra de antídotos para unidades de saúde

3 outubro 2025 - 19h45José Maria Tomazela
Polícia Federal abriu investigação sobre venda de bebidas adulteradas.
Polícia Federal abriu investigação sobre venda de bebidas adulteradas. - (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)

A prefeitura de Sorocaba (SP) decretou situação de emergência diante do aumento de casos de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. O decreto, assinado nesta sexta-feira (3) pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), permite que agentes da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal entrem em estabelecimentos suspeitos de produzir ou armazenar bebidas adulteradas e apreendam os produtos, aplicando multas de até R$ 1 milhão aos responsáveis.

Canal WhatsApp

A medida também autoriza a compra imediata de 200 frascos de antídoto para abastecer as unidades de pronto-atendimento municipais, garantindo atendimento rápido em casos de intoxicação. Segundo o prefeito, o decreto tem caráter preventivo e busca agilizar a atuação do município em situações que demandam intervenção imediata, especialmente em fábricas clandestinas.

Até esta sexta, o Ministério da Saúde registrou 113 casos suspeitos de intoxicação por metanol em todo o país, sendo 11 confirmados e 102 em investigação. São Paulo concentra a maioria dos casos: 101 notificações, incluindo 11 confirmadas. Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Paraná e Mato Grosso do Sul também registram ocorrências. Entre os casos, 12 resultaram em óbitos — um confirmado em SP e 11 em investigação.


Para o especialista em Inteligência Policial e Segurança Pública André Santos Pereira, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp), as ações da prefeitura são adequadas se respeitarem o exercício do poder de polícia administrativa. Ele alerta, porém, que buscas relacionadas a crimes devem ser respaldadas por decisão judicial, reforçando a importância de uma atuação integrada entre as autoridades públicas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop