
A integração entre desenvolvimento econômico e preservação do bioma pantaneiro foi o foco do estande do Sistema Fiems no Pantanal TECHMS, realizado nos dias 28 e 29 de junho no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Aquidauana.

Durante o evento, o Sesi apresentou o Projeto PantaNOW, plataforma voltada a investidores sociais interessados em direcionar recursos para a conservação do Pantanal e apoiar arte, cultura e projetos sociais transformadores. O Senai exibiu seu portfólio de cursos de qualificação profissional e a Startup Sesi trouxe soluções para acelerar startups sul-mato-grossenses.
O Pantanal TECHMS também contou com a entrega de troféus aos três primeiros colocados no Desafio de Inovação Pantanal TECHMS, que premiou os melhores projetos de soluções inovadoras para demandas do setor produtivo sul-mato-grossense. Os projetos vencedores foram: PantaEmbryo, EcoSeed e AgroVision. Cada equipe receberá uma bolsa de R$ 5,5 mil por 12 meses e acompanhamento do projeto pela Startup Sesi. “Os times vão receber mentoria, suporte de desenvolvimento de negócios e recursos do governo do Estado para que possam dar início aos seus projetos inovadores baseados no bioma pantaneiro”, explicou Régis Borges, superintendente regional do Sesi.
O estande do Sesi na Pantanal TECHMS
Na programação do Pantanal TECHMS, o Sistema Fiems organizou uma conferência para debater temas relacionados à indústria, responsabilidade social e sustentabilidade. Participaram do diálogo Ítalo Milhomem Zikemura, analista do Sesi MS; Juliana Aranda, empresária e palestrante; e Thai Selvart, artista e gestora ambiental. Bruno Sampaio, assessor executivo no Sesi Cultura de Mato Grosso do Sul, foi o mediador.
O governador Eduardo Riedel destacou a colaboração de diversos parceiros na realização do evento: “O Pantanal TECHMS não é um evento da UEMS nem do governo do Estado. É um evento que tem de ser de toda a sociedade, pública e privada, que tenha interesse ou relacionamento com o Pantanal”, afirmou Riedel.
Sobre o evento
O Pantanal TECHMS visa apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região do bioma Pantanal, destacando boas práticas tecnológicas e inovadoras de produção sustentável. Os painéis e conferências abordaram temas como agricultura familiar, turismo e pesca sustentáveis, uso e conservação do solo no Pantanal, créditos de carbono, entre outros.
