
O Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul lança nesta segunda-feira (18) a pedra fundamental de seu novo ambiente de negócios em Campo Grande. O evento será realizado às 16h, com a presença de dirigentes locais, representantes das entidades do setor e do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros.

A nova sede integrará áreas administrativas da Fecomércio, Sesc, Senac e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF), concentrando em um único endereço as operações estratégicas do setor, que responde por dois terços do PIB estadual.
“O setor do comércio de MS é responsável por 2/3 do PIB do Estado. Um local onde todo o ambiente administrativo das instituições está reunido vai potencializar o atendimento, unificar e agilizar ainda mais nossas ações em prol do empresário”, afirmou o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo.
Localização estratégica e estrutura - O edifício está localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 1266, no centro da capital. Com 11,5 mil m² de área construída, o prédio contará com nove pavimentos e um mezanino no térreo.
Entre os espaços previstos estão auditório, salas de reunião, coworking, áreas administrativas, recepção e uma praça elevada para integração. O topo da estrutura abrigará o Restaurante Escola do Senac, no 9º andar.
Distribuição dos pavimentos
Térreo: bicicletário, acesso por escada rolante;
1º andar: recepção, praça de convivência, salas locáveis e vestiários;
2º a 4º andares: área administrativa do Sesc;
5º andar: auditório e salas de reunião;
6º e 7º andares: administrativo do Senac;
8º andar: administrativo da Fecomércio;
9º andar: Restaurante Escola Senac.
Arquitetura sustentável e acessível - O projeto adota o conceito de retrofit, requalificando um prédio construído na década de 1970, em vez de erguer uma nova estrutura. A escolha reduz custos e impactos ambientais, além de preservar parte da arquitetura da cidade.
A proposta privilegia o design biofílico, com ambientes inspirados nos biomas sul-mato-grossenses, traduzidos em cores, texturas e vegetações. A utilização de luz natural e sistemas modernos de iluminação e climatização garantirá eficiência energética.
Segundo Araújo, o prédio passará por adequações para atender às normas de acessibilidade, com instalação de banheiros adaptados, eliminação de desníveis e sinalização tátil e em braile.
Impacto para o setor e cronograma - Para o presidente da Fecomércio-MS, a nova sede simboliza modernização e fortalecimento institucional. “O que já é feito com excelência, certamente, vai ganhar celeridade. Quem ganha com isso são nossos parceiros de negócios e, claro, a população do Estado”, disse Araújo.
As obras terão início ainda em agosto, com prazo estimado de 18 meses para conclusão.
