bonito
GUERRA

Síria: beduínos anunciam saída de cidade com maioria drusa após confrontos

Após uma contraofensiva, "os combatentes das forças tribais se retiraram de Sweida na noite de sábado", informou o OSDH.

20 julho 2025 - 14h05
Vista aérea da cidade de Sweida, província síria de maioria drusa, mostra efeitos dos conflitos, nos quais pelo menos 940 pessoas foram mortas
Vista aérea da cidade de Sweida, província síria de maioria drusa, mostra efeitos dos conflitos, nos quais pelo menos 940 pessoas foram mortas - Foto: Omar Haj Kadour/AFP

Os clãs beduínos armados da Síria anunciaram neste domingo (20) que se retiraram da província de Sweida, com maioria drusa, após mais de uma semana de confrontos e um cessar-fogo mediado pelos EUA, enquanto comboios de ajuda humanitária começaram a entrar na cidade que devastada no sul do país.

Canal WhatsApp

Os confrontos entre milícias da minoria religiosa drusa e os clãs muçulmanos sunitas mataram centenas e ameaçaram desestabilizar a já frágil transição no país. Israel também lançou dezenas de ataques aéreos na região, visando forças governamentais que efetivamente se aliaram aos beduínos.

Em discurso realizado no sábado, 19, o presidente interino sírio, Ahmad al-Sharaa, agradeceu aos beduínos por suas posturas heroicas, mas exigiu que cumprissem integralmente o cessar-fogo e obedeçam às ordens do Estado. Fonte: Associated Press*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop