07 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Evento

Simpósio em Promoção à Saúde do Idoso acontece dia 27

18 fevereiro 2014 - 11h32
Arquivo
Cassems

O Brasil teve seu número de idosos dobrado nos últimos 20 anos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que pessoas com mais de 60 anos somam 23 milhões no país, sendo 270 mil só em Mato Grosso do Sul. O direito à saúde, a inclusão da melhor idade na sociedade, vida saudável e saúde mental serão debatidos no o I Simpósio em Promoção à Saúde do Idoso, no próximo dia 27. A presidente da Comissão de Direito à Saúde, Flávia Robert Proença, participa do debate que é promovido pelo Portal Educação, com transmissão online em todo o País.

Flávia Proença explica que os idosos devem conhecer seus direitos para pleitear, junto ao Poder Público, medicamentos e tratamento médico-hospitalar. Pelo Estatuto do Idoso, regulamentado em 2003 e válido para todo o Brasil, o idoso tem garantido o acesso universal e igualitário aos serviços de prevenção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que mais afetam as pessoas dessa idade.

A presidente da Comissão também orienta que é proibida a cobrança, pelos planos de saúde, de valores diferenciados em razão da idade. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina o aumento do valor por faixas etárias, até o consumidor completar 59 anos. Depois disso, não pode mais haver aumentos, a não ser o reajuste anual permitido pela agência.

A transmissão da conferência será gratuita para todo o Brasil e os mais de 60 países que o Portal Educação atinge. Para assistir basta acessar o canal de vídeos Porta-Palestras do site www.portaleducacao.com.br.

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE