tjms
MINISTRA DO PLANEJAMENTO

Tebet discute Rota Bioceânica e novas ideias para a educação em conferência na UFMS

Ministra do Planejamento aborda conexões entre o Brasil e países vizinhos e o impacto na formação dos estudantes

7 novembro 2024 - 15h45Da Redação
Ministra Tebet
Ministra Tebet - (Foto: Iury de Oliveira)

Nesta sexta-feira (8) a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, estará em Campo Grande para discutir um tema que vai muito além da infraestrutura: a Rota Bioceânica e suas possibilidades de transformar a educação e a economia.

Canal WhatsApp

A conferência, intitulada “Rota Bioceânica: possibilidades, interesses e potencialidades para a cooperação nas práticas propostas”, acontecerá às 9h no auditório da UFMS, e contará com a presença de representantes de Argentina, Chile e Paraguai, com mediação da professora Maurinice Evaristo Wenceslau, da Faculdade de Educação (Faed).

A apresentação de Tebet faz parte de dois eventos que se unem na UFMS: a 4ª Semana de Educação e Formação Docente da Faed e o “The Bioceanic Educative Agenda: Education and Research Summit”, que leva o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão imersos na Rota Bioceânica”. A ideia é convidar professores, alunos e o público a refletir sobre os novos desafios que a rota — um corredor que pretende conectar o Brasil ao Pacífico, passando pelo Paraguai e pela Argentina até o Chile — trará para a educação, a pesquisa e o trabalho no futuro.

Educação e a rota que vai além das estradas - Para Milene Bartolomei Silva, diretora da Faed, a Rota Bioceânica é um projeto que ultrapassa a questão logística. Segundo ela, a rota cria um novo cenário para o aprendizado, unindo culturas e abrindo portas para novas áreas de ensino e pesquisa. “A Rota Bioceânica vai muito além do comércio, influenciando diretamente a formação de quem está na escola hoje”, explica Milene. Ela destaca que a rota pode impulsionar o estudo de línguas estrangeiras, ampliar a visão sobre cultura e incentivar o aprendizado de competências interculturais.

A professora Fabiany de Cássia Tavares Silva, que integra a organização do evento, acrescenta que o impacto da rota trará questionamentos sobre como adaptar a educação para uma realidade em que os alunos terão que lidar com diversidade cultural e diferentes línguas. “A rota vai nos fazer pensar sobre desigualdades econômicas e culturais e como integrar isso nas nossas práticas educacionais”, afirma Fabiany.

Abertura ao público - O evento é aberto e gratuito. Quem quiser participar pode se inscrever no site faed.ufms.br/4a-semana-docente, e assistir a um debate que mistura temas práticos e questões sobre como preparar as novas gerações para uma realidade mais conectada com os países vizinhos.

Serviço:

Data: 8 de novembro de 2024
Horário: a partir das 9h
Local: Auditório 2 do Complexo Multiuso 1, UFMS, Campo Grande – MS
Inscrição: faed.ufms.br/4a-semana-docente

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas