
Saiba Mais
A "sexta-feira 13", conhecida popularmente como um dia de infortúnio ou má sorte, não possui um significado de origem bem definido, mas carrega várias teorias ligadas ao cristianismo, mitologia e história que explicam a fama negativa da associação do dia da semana com o número 13.

Uma das teorias mais conhecidas tem ligação com o cristianismo. A história conta que numa quinta-feira, 12, teria ocorrido a última Ceia de Jesus Cristo com seus 12 discípulos, Judas estava entre eles e foi morto no dia seguinte, que coincidiu com uma sexta-feira 13. Outra versão cristã, diz que Jesus foi perseguido dias antes a essa data e teria sido crucificado justamente num dia como este.
Além dessa versão, outra justifica que a 'maldição' empregada a este dia tem relação com o processo de cristianização dos povos bárbaros, que no início do período medieval invadiram a Europa. Ainda quando politeístas, estes povos possuíam grande apreço pela deusa do amor e da beleza, Frigga, mas quando em processo de conversão à religião cristã, passaram a espalhar que ela era uma bruxa. Também diziam, que toda sexta-feira Frigga se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas à humanidade.
A versão histórica, explica que a data teve origem mais especificamente durante a monarquia francesa. Quando o rei Felipe IV, sentia seu poder ameaçado pela forte influência da Igreja em seu país, tentou mudar a situação. O rei tentou filiar-se à Ordem dos Cavaleiros Templários, mas com a recusa da associação, ele teria ordenado a perseguição dos Templários em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
Mesmo com o lado negativo que este dia tem para muitos, há quem acredite que o significado desta junção seja algo positivo. Os princípios da numerologia explicam que pela somatória de seus dígitos, o número 13 tem proximidade com o 4 e por isso e questões mais complexas da área de numerologia, afirmam um forte indício de boa sorte. Há também povos como os indianos, estadunidenses e mexicanos que defendem o número 13, associando a felicidade e prosperidade.
Quer sugerir uma pauta ou contar sua história para o Light? Mande a sugestão para o nosso e-mail: redacao.acritica@gmail.com, pelo nosso WhatsApp (67) 9 9974-5440 ou pelo direct de nosso Facebook ou Instagram.
