
Mais de 600 oportunidades de trabalho no setor de bioenergia estarão disponíveis nesta sexta-feira, 17 de outubro, durante a 2ª Rodada da Empregabilidade, realizada simultaneamente em 15 municípios de Mato Grosso do Sul. A iniciativa, organizada pela Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) em parceria com a Biosul e o Senai/MS, ocorre das 8h às 13h, nas unidades da Casa do Trabalhador.

A ação marca o mês em que se comemora o Dia da Bioenergia (19/10), reforçando o papel estratégico do setor para a economia estadual. Segundo a organização, 637 vagas estão abertas em empresas do segmento, com foco em funções operacionais, técnicas e de gestão. Também haverá espaço para jovem aprendiz e pessoas com deficiência (PCDs).
A rodada acontecerá nas Casas do Trabalhador de: Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.
Estarão presentes 18 empresas com atuação nacional e multinacional, como Adecoagro, Raízen, Alcoolvale, Atvos, Inpasa, Neomille, Agroterenas, Usina Sonora, Cocal e Energética Santa Helena, entre outras.
Segundo Marina Dobashi, diretora-presidente da Funtrab, a rodada vai além de uma seleção de vagas. “Estamos fortalecendo uma agenda estratégica para o desenvolvimento do Estado. A ação mostra que MS tem potencial de se consolidar como referência nacional em bioenergia”, afirmou.
O presidente da Biosul, Amaury Pekelman, destacou que o setor vive um novo ciclo de expansão, com abertura de unidades e crescimento dos bioparques. “Cada novo investimento significa mais empregos, qualificação e oportunidades para quem vive em Mato Grosso do Sul. É um setor que contrata de forma estruturada, com plano de carreira e valorização dos profissionais”, disse.
As empresas buscam candidatos para vagas como: mecânico automotivo, motorista, operador de trator e colhedora de cana, soldador, eletricista, operador de moenda, técnico de laboratório, técnico de segurança do trabalho, supervisor industrial, assistente de produção e jovem aprendiz nas áreas administrativa e operacional.
O Senai/MS é parceiro da iniciativa e terá papel essencial na formação da mão de obra. O superintendente regional da entidade, Rodolpho Mangialardo, reforça que a atuação será contínua. “Vamos oferecer cursos de capacitação alinhados às necessidades das usinas e do mercado de bioenergia, garantindo que o setor continue crescendo com profissionais qualificados”, afirmou.
Com 22 usinas em operação, o setor de bioenergia representa 17% do PIB Industrial de Mato Grosso do Sul, gerando mais de 33 mil empregos diretos e uma massa salarial superior a R$ 1,3 bilhão por ano.
MS é o 4º maior produtor de etanol (a partir de cana e milho), 5º de açúcar e 4º exportador de bioeletricidade. Também se destaca como um dos pioneiros na produção de biogás e biometano a partir da vinhaça.
A bioenergia é apontada como pilar para a transição energética no Brasil, e Mato Grosso do Sul vem se firmando como um dos protagonistas dessa transformação, ao conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
Serviço
- Data: 17 de outubro de 2025
- Horário: Das 8h das 13h (horário local)
- Local: Casa do Trabalhador dos respectivos municípios: Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.
- Mais informações: www.funtrab.ms.gov.br
