Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
14 de outubro de 2025 - 10h59
FIEMS
GERAÇÃO DE EMPREGO

Setor de bioenergia oferece mais de 600 vagas em ação simultânea em 15 cidades de MS

Rodada da Empregabilidade será nesta sexta, com foco em inclusão, qualificação e valorização regional

14 outubro 2025 - 06h57Redação
Rodada de empregabilidade oferece mais de 630 vagas
Rodada de empregabilidade oferece mais de 630 vagas - (Foto: Divulgação)
Terça da Carne

Mais de 600 oportunidades de trabalho no setor de bioenergia estarão disponíveis nesta sexta-feira, 17 de outubro, durante a 2ª Rodada da Empregabilidade, realizada simultaneamente em 15 municípios de Mato Grosso do Sul. A iniciativa, organizada pela Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) em parceria com a Biosul e o Senai/MS, ocorre das 8h às 13h, nas unidades da Casa do Trabalhador.

Canal WhatsApp

A ação marca o mês em que se comemora o Dia da Bioenergia (19/10), reforçando o papel estratégico do setor para a economia estadual. Segundo a organização, 637 vagas estão abertas em empresas do segmento, com foco em funções operacionais, técnicas e de gestão. Também haverá espaço para jovem aprendiz e pessoas com deficiência (PCDs).

A rodada acontecerá nas Casas do Trabalhador de: Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.

Estarão presentes 18 empresas com atuação nacional e multinacional, como Adecoagro, Raízen, Alcoolvale, Atvos, Inpasa, Neomille, Agroterenas, Usina Sonora, Cocal e Energética Santa Helena, entre outras.

Segundo Marina Dobashi, diretora-presidente da Funtrab, a rodada vai além de uma seleção de vagas. “Estamos fortalecendo uma agenda estratégica para o desenvolvimento do Estado. A ação mostra que MS tem potencial de se consolidar como referência nacional em bioenergia”, afirmou.

O presidente da Biosul, Amaury Pekelman, destacou que o setor vive um novo ciclo de expansão, com abertura de unidades e crescimento dos bioparques. “Cada novo investimento significa mais empregos, qualificação e oportunidades para quem vive em Mato Grosso do Sul. É um setor que contrata de forma estruturada, com plano de carreira e valorização dos profissionais”, disse.

As empresas buscam candidatos para vagas como: mecânico automotivo, motorista, operador de trator e colhedora de cana, soldador, eletricista, operador de moenda, técnico de laboratório, técnico de segurança do trabalho, supervisor industrial, assistente de produção e jovem aprendiz nas áreas administrativa e operacional.

O Senai/MS é parceiro da iniciativa e terá papel essencial na formação da mão de obra. O superintendente regional da entidade, Rodolpho Mangialardo, reforça que a atuação será contínua. “Vamos oferecer cursos de capacitação alinhados às necessidades das usinas e do mercado de bioenergia, garantindo que o setor continue crescendo com profissionais qualificados”, afirmou.

Com 22 usinas em operação, o setor de bioenergia representa 17% do PIB Industrial de Mato Grosso do Sul, gerando mais de 33 mil empregos diretos e uma massa salarial superior a R$ 1,3 bilhão por ano.

MS é o 4º maior produtor de etanol (a partir de cana e milho), 5º de açúcar e 4º exportador de bioeletricidade. Também se destaca como um dos pioneiros na produção de biogás e biometano a partir da vinhaça.

A bioenergia é apontada como pilar para a transição energética no Brasil, e Mato Grosso do Sul vem se firmando como um dos protagonistas dessa transformação, ao conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade.

Serviço

  • Data: 17 de outubro de 2025
  • Horário: Das 8h das 13h (horário local)
  • Local: Casa do Trabalhador dos respectivos municípios: Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.
  • Mais informações: www.funtrab.ms.gov.br
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop