tjms
SAÚDE AO ALCANCE

Caravana da Saúde recebe unidades móveis de audiometria e odontologia

As unidades do Sesi têm a capacidade de fazer até 520 atendimentos por dia, sendo 260 atendimentos cada uma

16 maio 2016 - 11h00Da redação com informações da assessoria
A Caravana da Saúde é desenvolvida pelo Governo do Estado para garantir atendimentos na área de saúde à população sul-mato-grossense
A Caravana da Saúde é desenvolvida pelo Governo do Estado para garantir atendimentos na área de saúde à população sul-mato-grossense - Reprodução

O Sesi está participando da etapa da microrregião de Campo Grande da Caravana da Saúde, que abrange 17 municípios e é realizada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, localizado nos altos da Avenida Mato Grosso. Para o evento, estão disponibilizadas as unidades móveis de audiometria e de odontologia, que juntas têm a capacidade de fazer até 520 atendimentos por dia, sendo 260 atendimentos cada uma.

Canal WhatsApp

Segundo o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, é de extrema importância que o braço social da indústria participe desse tipo de ação voltada para a melhoria dos atendimentos de saúde da população de Mato Grosso do Sul. “O Sesi procura sempre participar de ações sociais, ainda mais de um movimento em prol da saúde da população do nosso Estado. Entendemos que a saúde, de forma geral, necessita de um trabalho compartilhado para que se possa diminuir o número de pessoas nas filas dos postos de saúde e dos hospitais. O nosso foco é a comunidade”, ressaltou.

A Caravana da Saúde é desenvolvida pelo Governo do Estado para garantir atendimentos na área de saúde à população sul-mato-grossense e o Sesi participa desde a primeira etapa com a disponibilização de unidades móveis de odontologia e de audiometria. Nesta primeira etapa do projeto, estão sendo atendidos os municípios de Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas.

A Caravana da Saúde realiza exames como ortopedia, neurologia, psiquiatria, endocrinologia, reumatologia, dermatologia, urologia, angiologia, otorrinolaringologia, cardiologia, pediatria, tomografia, mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e também cirurgias de média complexidade, como catarata. O objetivo, segundo o Governo do Estado, é zerar a fila de espera para esses exames e reduzir ao máximo o número de pessoas que esperam por cirurgias eletivas.

Albano Franco

Os atendimentos na Caravana da Saúde na microrregião de Campo Grande começaram na terça-feira (10/05) e prosseguem até o dia 29 de maio com estimativa de fazer mais de 72,8 mil procedimentos médicos, entre consultas, exames e cirurgias. O programa, considerado a maior ação em saúde de Mato Grosso do Sul de todos os tempos, é realizado no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, que fica nos altos da Avenida Mato Grosso.

Popularmente chamado de Albano Franco, o centro é conhecido por abrigar eventos de extrema grandeza, como a Expo-MS Industrial, a Feira do Empreendedor e a Volta das Nações, entre outros. O local possui 16,4 mil metros quadrados construídos em uma área de 73 mil metros quadrados. A capacidade é para 30 mil pessoas.

O espaço é a principal opção para se realizar eventos em Campo Grande, oferecendo completa infraestrutura e diferenciais significativos que o consolidam como um dos melhores ambientes do Centro-Oeste. Essas condições foram fundamentais para o Governo do Estado escolhesse o local para abrigar a Caravana da Saúde. Dessa forma surgiu a parceria entre o poder público e a Fiems, gestora do Albano Franco.

Para a realização da Caravana da Saúde, foram montadas as estruturas de atendimento, como consultórios itinerantes e carretas com centros-cirúrgicos móveis para atender milhares de pacientes que aguardam por meses e anos por consultas, exames e cirurgias – nas mais diversas especialidades. Ao todo são 22 consultórios para atendimento de especialidades médicas e colocadas 17 carretas de consultórios e centros cirúrgicos para atendimento de oftalmologia, sendo 10 estacionadas dentro do centro de exposições e sete fora.

O local ainda conta com 14 salas de atendimento de parceiros, como Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, oito salas para atendimento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com atendimento do Civtox, DST/Aids, três containers do Hospital do Exército, com consultas de especialidades, uma sala de observação médica, uma sala de audiometria, com cabine de fonoaudiologia, uma sala de imprensa, um espaço de microcirurgia, onde são o feitos exames de preventivo, psa e biópsia de lesões de pele, um espaço da mulher, com sala de amamentação, fraldário, um espaço de atendimento do Fácil, com prestação de serviços ao cidadão, um espaço de saúde bucal, com quatro consultórios e um escovódromo, um espaço de exposição do corpo humano e áreas de exposição das forças de segurança pública e uma área de alimentação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop