02 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
INDÚSTRIA

Sesi disponibiliza software para indústria eleger comissão de prevenção de acidentes

O serviço faz parte do novo modelo de apoio e assessoria às indústrias

23 junho 2016 - 18h07DA REDAÇÃO

No âmbito do Programa de Gestão em SST (Segurança e Saúde no Trabalho), o Sesi disponibilizou, nesta quinta-feira (23), um software para a indústria Real H, de Campo Grande (MS), realizar eletronicamente a eleição da nova CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa. O serviço faz parte do novo modelo de apoio e assessoria às indústrias no cumprimento das normativas legais e exigências do eSocial, além de uma consultoria personalizada para cada empresa.

Segundo o gerente de tecnologia em SST do Sesi, Ricardo Egídio dos Santos Junior, o software disponibilizado inclui na plataforma a possibilidade de realizar eletronicamente a votação da CIPA, tornando o processo mais ágil e confiável. “Uma equipe do Sesi acompanhou toda a votação para dar apoio e suporte no processo. O diferencial é exatamente a formação de uma base de dados, pois o processo ainda é muito arcaico nas empresas e, muitas vezes, é preciso parar a produção para a contagem, enquanto o nosso software vai ajudar a dar agilidade na votação”, detalhou.

Controle

Para a gerente-administrativa e financeira da Real H, Solange Kulhawa, a parceria com o Sesi tem gerado resultados positivos e o sistema ajuda no controle de atestados, com demonstrativos e indicadores, bem como relatórios para o acompanhamento das doenças. “A votação eletrônica da CIPA é uma novidade para os funcionários e, com certeza, vai dar muito mais agilidade, pois eles ficam curiosos para saber quem vai ser eleito”, afirmou.

Já o técnico de segurança do trabalho da Real H, José Edivar Rodrigues Filho, disse que o software tem inúmeras funcionalidades e tem contribuído com os processos da empresa. “Com essa votação online a gente deixa de imprimir papel, melhora o processo tornando mais seguro e ainda cria uma base de dados”, falou. A funcionária Daniele Delgado participou da votação e considera a novidade interessante. “Ficamos empolgados com a divulgação mais rápida do resultado”, comentou.

Software

O gerente de tecnologia em SST do Sesi detalha que, por meio do software online disponibilizado, é possível criar, gerenciar e transmitir os leiautes do eSocial. “Cada empresa pode definir a periodicidade e agendamento para gerar os leiautes de saúde ocupacional que poderão ser disponibilizadas via e-mail, armazenamento nas nuvens, em formato XML (padrão estipulado pelo Governo), ou automatizar a geração de leiautes com o ambiente eSocial, permitindo aos usuários transmitir os leiautes diretamente no site do Governo Federal”, pontuou.

Ele ressalta que essa solução vem ao encontro com a necessidade tecnológica não somente para geração e transmissão de dados ao eSocial, mas também subsidiar o controle e aprimoramento da gestão em saúde e segurança do trabalho da indústria como um todo, alinhando processos e informações necessárias para o cumprimento legal e maturidade em saúde e segurança do trabalho nas empresas.

 

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE