
Mais de mil militares do Exército e da Marinha foram qualificados em Mato Grosso do Sul, nos últimos três anos, por meio de cursos do Senai oferecidos em parceria com o programa federal Soldado Cidadão. A maioria das capacitações ocorre em Campo Grande, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo e Corumbá.
O objetivo é preparar os jovens que estão em fim de serviço militar para o mercado de trabalho, oferecendo formação técnica em áreas com alta demanda, como marcenaria, elétrica e montagem de móveis.
De acordo com o gerente regional do Senai, Jeancarlos Lucietto, o programa alia a formação profissional à disciplina e ao comprometimento dos militares, características valorizadas pelo setor produtivo. “Observamos disciplina, comprometimento e assiduidade nos cursos. Notamos muita vontade de aprender e se desenvolver profissionalmente.”
Militares em transição de carreira participam de cursos técnicos oferecidos pelo Senai em MS
Lucietto também destaca o cenário favorável da indústria em Mato Grosso do Sul, com alta demanda por mão de obra qualificada. “O mercado está aquecido e buscando esse tipo de qualificação. O Senai, atento a isso, vem formando pessoas para ocupar esses postos.”
As áreas de qualificação incluem telecomunicações, construção civil, mecânica, confecção, elétrica, informática, vigilância, entre outras. Os cursos programados para 2025 incluem Fundamentos de Marcenaria, Montador de Móveis e Auxiliar de Eletricista.
Em Corumbá, desde 2022, 212 militares do Exército e da Aeronáutica já foram certificados em cursos como Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras e Mecânico de Refrigeração.
O cabo Kauê Bezerra, de 21 anos, é um dos que aproveitaram a formação para planejar o futuro. “Nunca tinha trabalhado com madeira, mas gostei muito. Quero seguir na área e fazer o curso técnico de marcenaria no ano que vem.”
Já Matheus Fernandes, 23, escolheu o curso de Montador de Móveis e vislumbra uma nova carreira: “A experiência com montagem, perfuração e parafusamento abriu portas. Pretendo seguir nessa área.”
O programa Soldado Cidadão está ativo em todo o país desde 2004 e já beneficiou quase 200 mil jovens que serviram às Forças Armadas.

