
Com o avanço da industrialização em Água Clara e a chegada de novas oportunidades, um projeto do Senai tem mudado a vida de mulheres do município ao oferecer capacitação gratuita em áreas técnicas geralmente ocupadas por homens. Com foco em geração de renda e autonomia, o programa Mulheres que Resolvem já transformou planos pessoais em metas concretas desde seu início, em setembro.
A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e conta com uma carreta-escola estacionada na cidade. A estrutura serve de base para os cursos, que abrangem alvenaria, elétrica, hidráulica, pintura e mecânica — todos gratuitos e com certificação. A previsão é de que mais de 30 mulheres sejam formadas até o fim do programa.
Para a coordenadora pedagógica do Senai, Carla Matias, o impacto vai além da técnica. “Oferecemos a chance de uma vida mais digna, com mais independência e protagonismo feminino em diferentes setores da sociedade”, afirma.
De erguer a própria casa a sonhar com um novo ofício - A cozinheira Tânia Rodrigues Duarte, de 36 anos, é um dos exemplos do alcance do programa. Ela viu nas aulas de alvenaria a chance de construir a própria casa, no terreno que adquiriu com o marido. “Quando fizemos a casa que moramos atualmente, eu já tinha ajudado o meu tio como servente. Agora, já tenho todo o alicerce da casa nova pronto. Eu fiz o curso para poder construí-la, além disso agora sou certificada”, comemora.
Após colocar o teto sobre a nova moradia da família, onde vive com o marido e dois filhos, de 9 e 14 anos, o próximo passo de Tânia é buscar uma nova profissão com o curso de mecânica. “É uma área que sempre tive vontade de atuar e nunca tinha tido a oportunidade de aprender”, conta.
Curso de alvenaria oferece formação prática para mulheres construírem suas próprias casas ou atuarem profissionalmenteFormação técnica e emocional - Além dos cursos voltados para manutenção e construção, o programa também contempla aulas de inteligência emocional e criação de conteúdo para redes sociais. O objetivo é ampliar a autoconfiança das participantes e capacitá-las também para o mundo digital, seja para empreender ou se posicionar melhor no mercado de trabalho.
A diversidade entre as participantes é um dos destaques. Há quem já tenha profissão e deseja migrar de área, ou quem está em fase de reinserção no mercado. É o caso de Laura Ivanir Costa dos Santos, 35 anos, mãe de três filhos, de 3, 9 e 11 anos. Moradora de Água Clara, ela planeja economizar com mão de obra ao levantar o muro de casa com os conhecimentos adquiridos nas aulas.
“Com a formação, eu espero, primeiro, reduzir o custo com mão de obra nas melhorias que quero fazer em casa. Depois, com o curso de mecânica, a ideia é ampliar as possibilidades profissionais. Uma qualificação do Senai pesa no currículo”, afirma.
Laura destaca a qualidade do ensino e a importância da iniciativa para mulheres que, como ela, ficaram afastadas do mercado por priorizarem os cuidados com a família. “Seria bom se tivesse sempre. Os instrutores são ótimos e têm paciência para nos ensinar. Muitas alunas, como eu, já saíram do mercado de trabalho há muito tempo e querem voltar agora.”
Inclusão e protagonismo - Ao promover a inclusão das mulheres em áreas técnicas, o Mulheres que Resolvem também desafia estigmas sociais, abrindo espaço para novas trajetórias profissionais. O projeto contribui com a valorização do trabalho feminino, ao mesmo tempo em que responde à demanda crescente por mão de obra qualificada em um município em plena expansão industrial.
A carreta do Senai segue estacionada em Água Clara até o encerramento das turmas previstas, com todas as vagas já preenchidas nesta etapa. A expectativa, segundo a organização, é que novas edições do programa sejam realizadas futuramente, ampliando ainda mais as oportunidades de qualificação profissional para mulheres da região.

