
Foi aberta nesta quarta-feira (17), na sede do Ministério dos Transportes, a Semana Nacional de Trânsito 2025, que este ano traz o lema “Desacelere, seu bem maior é a vida”. A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), tem o objetivo de incentivar comportamentos mais humanos e responsáveis nas ruas e estradas do país.

O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou que o tema central da campanha pretende estimular gestores locais a refletirem sobre os limites de velocidade das vias. “O tema deste ano está preocupado com um grande fator de risco para sinistros e mortes no trânsito, que é a gestão das velocidades. Queremos que as autoridades, especialmente as locais, avaliem se a velocidade estabelecida em cada via é adequada ao uso que fazemos dela”, explicou.
Catão também ressaltou que os efeitos da campanha são contínuos. “A Semana Nacional de Trânsito sempre gera resultados interessantes porque mobiliza muita gente e amplia o debate. O impacto é de longo prazo e tende a estimular ações mais concretas relacionadas ao tema definido”, afirmou.
A programação segue até 25 de setembro. Entre as ações previstas, o Detran do Distrito Federal, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, promove atividades educativas e interativas nesta quinta e sexta-feira no estacionamento da Funarte, em Brasília.
