3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
SEMANA DO IDOSO

Semana do Idoso é celebrada com evento cheio de animação no Asilo São João Bosco

O Asilo São João Bosco realiza anualmente um evento que reúne outros centros de convivência

28 setembro 2023 - 12h14Iury de Oliveira
Semana do Idoso é celebrada com evento cheio de animação no Asilo São João Bosco
Semana do Idoso é celebrada com evento cheio de animação no Asilo São João Bosco - (Foto: Iury de Olivieira)

Com o Dia Nacional do Idoso sendo comemorado no dia 27 de setembro e o Dia Internacional da Terceira Idade celebrado em 1º de outubro, a semana entre os dias 25 de setembro e o primeiro dia de outubro ficou estabelecida como a semana do idoso. Para celebrar a data e trazer ainda mais lazer para os mais experientes, o Asilo São João Bosco realiza anualmente um evento que reúne outros centros de convivência.

Canal WhatsApp

A superintendente do asilo, Cleo Shamah, explica que diversas instituições que cuidam do bem-estar da pessoa idosa são convidadas a participar. "A gente convida outras instituições que também trabalham com a pessoa idosa, e elas participam juntamente com a gente. Então, hoje tem aqui a Sirpha Lar do Idoso, tem a Viver Bem também, que junto com o asilo são as três instituições de longa permanência dos idosos. Então, fora as instituições de longa permanência, nós também temos aqui a Fundação Manoel de Barros, a Associação Beneficente Dos Renais Crônicos (ABREC) e todas essas instituições trabalham com idosos. O evento também tem a participação do Conselho Municipal do Idoso. Fazemos um evento em conjunto", diz.

A superintendente do asilo, Cleo ShamahA superintendente do asilo, Cleo Shamah

Atualmente, o local abriga 92 idosos. A chegada dessas pessoas acontece por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), que recebe inicialmente os idosos e os encaminha aos centros de convivência. O asilo conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, além dos cuidadores, todos comprometidos a fornecer a melhor qualidade de vida que os idosos necessitam.

Com isso, o local garante que todos os que ali vivem se sintam bem e acolhidos. E isso é confirmado por Sebastião de Britto, 71, que vive no São João Bosco há 9 anos e afirma que vive bem. "Estou aproveitando aqui hoje, e domingo, se Deus permitir, estarei no churrasco, é muito gostoso", enaltece, se referindo ao churrasco de encerramento da semana do idoso.

Britto conta que foi para o asilo após sair de casa e ser encontrado no meio do mato, uma semana depois. "Saí de casa por uma semana, não sei o que deu na minha cabeça para eu sair. Fui encontrado e encaminhado para cá", conta emocionado.

Ele recebe constantemente a visita de sua filha, e também vai visitá-la no fim de semana. Tem uma relação próxima com ela e sua neta. De acordo com Paula Alencar Casto, assistente social do Asilo São João Bosco, todos aqueles que têm uma família recebem ou saem para visitas. Ela esclarece, no entanto, que é preciso responsabilidade dos familiares. "Eles assinam um termo de responsabilidade e recebem uma lista com todos os medicamentos e com a dieta. E quando retornam, nós examinamos todos eles para verificar se houve alteração", enfatiza.

Sebastião de Britto tem 71 anos Sebastião de Britto tem 71 anos (Foto: Iury de Oliveira)

Britto conta ainda que deseja se recuperar de um problema nas pernas (ele usa um andador, e antes usava cadeira de rodas) para arrumar uma forma de trabalhar com comércio. Apesar de nunca ter estudado, ele garante ser bom de matemática. "Meu negócio é o comércio, sei comprar e vender, já fiz muito isso na vida. Não estudei, mas aprendi a fazer conta e sei conversar com os clientes", detalha.

A superintendente do Sirpha Lar do Idoso, Maria Cristina Gomes de Oliveira, enaltece o evento e destaca a importância desse tipo de diversão para os mais velhos. "Nós sempre estamos participando, porque as nossas instituições fazem o mesmo trabalho e os idosos gostam, interagem uns com os outros. Então, é muito importante e é uma questão de valorização", destaca. A SIRPHA atende atualmente a 92 idosos, também encaminhados pela SAS.

Superintendente da SIRPHA Lar do Idoso, Maria Cristina Gomes de Oliveira com o pessoal do instituição (Foto: Iury de Oliveira)Superintendente da SIRPHA Lar do Idoso, Maria Cristina Gomes de Oliveira com o pessoal do instituição (Foto: Iury de Oliveira)

A prefeitura de Campo Grande tem atualmente quatro unidades dos Centros de Convivência para Idosos (CCIs), onde, em média, 1.616 frequentam. O dia mais frequentado costuma ser a sexta-feira, já que é o dia reservado para a realização de bailes, onde os idosos podem se confraternizar, fazer amizades e fortalecer vínculos.

Os CCIs ofertam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas. Nele, podem ser desenvolvidas diversas atividades como exercícios físicos, artesanato e aula de violão, mas o foco está no convívio familiar e comunitário.

Os CCIs atendem idosos que podem estar vivenciando situações de fragilização de vínculos familiares e comunitários. O Serviço neles ofertado é de caráter "preventivo, protetivo e pró-ativo", ou seja, além de proporcionar o fortalecimento de vínculos, as atividades desenvolvidas podem contribuir com o processo de envelhecimento saudável, a autonomia e sociabilidades e a vida social dos idosos.

Churrasco O Asilo São João Bosco realiza no domingo (1) uma churrascada dançante com direito a música ao vivo. O evento terá início às 11h30 e o self-service custa R$ 50,00. As vendas são realizadas no asilo e mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 98402-7626.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop