
A semana começou sob forte calor em Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (6), as temperaturas seguem elevadas em boa parte do Estado, com máxima podendo chegar aos 40°C, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). Apesar do predomínio de sol, há previsão de aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva em diversas regiões.

De acordo com o Cemtec, podem ocorrer tempestades isoladas acompanhadas de raios e rajadas de vento, resultado do avanço de uma nova frente fria que interage com o ar quente e úmido presente na região. O deslocamento de cavados e a presença de áreas de baixa pressão também contribuem para a formação de instabilidades, especialmente nas regiões centro-sul, sudoeste e oeste do Estado.
No sul, cone-sul e região de Dourados, as temperaturas mínimas variam entre 20°C e 22°C, com máximas entre 33°C e 35°C. Já nas áreas pantaneira e sudoeste, as mínimas ficam entre 19°C e 24°C e as máximas podem chegar a 38°C. No bolsão, leste e norte do Estado, o calor será ainda mais intenso, com mínimas entre 22°C e 25°C e picos de até 40°C.
Em Campo Grande, a previsão indica mínima entre 23°C e 25°C e máxima de 35°C. Os ventos sopram do quadrante norte, com intensidade de 40 a 60 km/h, podendo haver rajadas acima desse limite em alguns pontos.
A partir de terça-feira (7), o avanço de um sistema frontal deve mudar o cenário. A frente fria traz a expectativa de queda significativa nas temperaturas entre terça (7) e quinta-feira (9). As mínimas podem chegar a 10°C ou 12°C, principalmente nas regiões sul e sudoeste do Estado.
O Cemtec recomenda atenção para possíveis mudanças bruscas de tempo e orienta a população a se manter hidratada e buscar proteção contra o sol durante o período de calor intenso.
