Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
15 de outubro de 2025 - 15h44
DP-Barros---Parabens-MS
VIAGEM

Seis viagens de trem verdadeiramente emocionantes

Seja sozinho ou em grupo, a vantagem ecológica e o lado lento do trajeto atraem cada vez mais adeptos

19 abril 2023 - 10h06Da redação com assessoria
As viagens de trem podem significar um estado de espírito, ou seja, escolher o trem significa afirmar que a viagem vale tanto quanto o destino
As viagens de trem podem significar um estado de espírito, ou seja, escolher o trem significa afirmar que a viagem vale tanto quanto o destino - (Foto: Venice Simplon Orient Express)

As viagens de trem podem significar um estado de espírito, ou seja, escolher o trem significa afirmar que a viagem vale tanto quanto o destino. Deve ser por isso que as viagens de trem sempre mantiveram seus fãs, mesmo na era do avião de baixo custo. Seja sozinho ou em grupo, a vantagem ecológica e o lado lento do trajeto atraem cada vez mais adeptos. Abaixo estão alguns trens míticos ao redor do mundo, que são todos objetivos da viagem em si e o suficiente para colocar seus planos de férias no caminho certo.

1. Londres a Berlim a bordo do Legendary Venice Simplon-Orient-Express

Experimente uma viagem verdadeiramente única, de glamour e luxo, a bordo das carruagens vintage do Venice Simplon Orient Express para Berlim. Esta rota recém-introduzida liga fascinantes capitais europeias e oferece aos seus passageiros a oportunidade de reviver o romance e a nostalgia da era de ouro das viagens. Partindo de Londres, nos vagões do Belmond British Pullman, após a travessia do Canal da Mancha você continua seu trajeto embarcando no Venice Simplon Orient Express, para a jornada por excelência do luxo supremo. Desde a marchetaria de madeira decorativa e os móveis ornamentados de seu compartimento até a experiência gastronômica dos elegantes vagões-restaurante, você certamente ficará com memórias duradouras desta experiência única na vida.

2. California Zephyr, o trem mítico dos Estados Unidos desde sua entrada em operação em 1949

Apreciado por muitas estrelas de Hollywood na década de 1950, sua silhueta em aço inoxidável brilhava tanto quanto esses ilustres passageiros. O Zephyr foi o primeiro trem equipado com vagões com teto panorâmico, para a alegria dos passageiros que percorrem, ao longo de quase 4.000 quilômetros, suntuosas paisagens. Ao longo do caminho, você pode apreciar um mosaico natural com as grandes planícies de Nebraska, as montanhas rochosas do Colorado, os cânions cintilantes de Utah, o deserto de Nevada e finalmente oceano Pacífico, na Califórnia. Atualmente, o trem se modernizou e oferece vagões simples e bem equipados com beliches, longe da atmosfera dos trens de luxo. Mas o verdadeiro luxo do Zephyr são seus vagões panorâmicos, onde os viajantes se encontram em um ambiente amigável para admirar a estrela da viagem: o Oeste americano.

3. Rocky Mountaineer, para os amantes de geleiras eternas e florestas verdejantes

Com sua jornada ligando British Columbia a Alberta via Vancouver, Banff, Lake Louise, Jasper e Mount Robson (o ponto mais alto das Montanhas Rochosas canadenses), esta jornada a bordo do Rocky Mountaineer, promete um panorama inesquecível das paisagens canadenses. Assento de couro, painéis de cânhamo e decorações em madeira, a harmonia entre o interior e o exterior do trem dá uma sensação de imersão total no coração das florestas graças às cúpulas de vidro panorâmicas.

4. Trem a las Nubes, o terceiro trem mais alto do mundo, na Argentina

Você conhece algum outro trem cujo terminal seja um viaduto de 70 metros de altura? Este é, no entanto, o caso de Tren a las Nubes. Esta antiga linha mineira, agora quase exclusivamente turística, encanta os seus passageiros com o seu percurso atípico e espetacular. No programa, 3.000 metros de ganho de elevação graças a 29 pontes, 12 viadutos, 21 túneis, mas também 2 voltas helicoidais. Seja pela altitude alcançada de 4.220 metros ou pelos seus impressionantes viadutos que parecem suspensos no ar, este comboio faz jus ao nome “trem das nuvens”.

5. Pride of Africa, o trem mítico da África

Talvez o mais bonito do mundo, certamente um dos mais luxuosos, o Pride of Africa insere-se na categoria dos trens excepcionais. Operado pela empresa Rovos Rail, oferece várias rotas pela África Austral que variam entre três e 15 dias, tendo como ponto comum a atenção aos detalhes. Os carros da década de 1930 são decorados com madeira perolada. Na cozinha, pratos cuidadosamente elaborados por chefs são regados a vinhos sul-africanos. Como sempre nas viagens de trem, seja qual for o luxo do ambiente, o prazer máximo continua sendo a contemplação dos locais percorridos. A linha de Pretória à Cidade do Cabo, com suas cores vivas e muitos contrastes, não é exceção.

6. The Indian Pacific, de Leste a Oeste da Austrália por paisagens inacreditáveis

O transcontinental, Indian Pacific, conecta o Oceano Pacífico ao Oceano Índico. Ao longo de mais de 4.300 quilômetros entre Sydney e Perth, na Austrália, estende-se um mar completamente diferente, neste caso, vermelho: o deserto australiano. Não se engane, pois esta imensa jornada está longe de ser monótona. A linha Indian Pacific percorre as famosas Blue Mountains, que devem seu nome aos reflexos azulados da essência que escapa dos eucaliptos. Depois de Adelaide, começa a grande planície de Nullabor ou “Oondiri” para os aborígines, ou seja, “sem água”. É também nesta região que está a linha reta mais longa do mundo, de 478 quilômetros. Este trem é uma ótima maneira de descobrir a Austrália de forma diferente da viagem normal.

Canal WhatsApp Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas