1º Encontro Regional MIDIACOM MS
DOAÇÃO DE SANGUE

Sefaz-MS bate recorde em campanha de doação de sangue e coleta 162 bolsas em dois dias

Projeto 'Doe o Melhor de Você: Doe Vida' supera expectativas e contribui para salvar mais de 4,5 mil vidas desde 2021

18 outubro 2024 - 07h50Iury de Oliveira
Com essa edição já são 1.127 bolsas de sangue coletadas que podem salvar mais de 4,5 mil vidas
Com essa edição já são 1.127 bolsas de sangue coletadas que podem salvar mais de 4,5 mil vidas - (Foto: Bruno Rezende/Arquivo)

A Secretaria Estadual de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS) registrou um recorde histórico na 12ª edição do projeto 'Doe o Melhor de Você: Doe Vida', que arrecadou 162 bolsas de sangue em apenas dois dias. A ação, realizada entre quarta-feira (16) e a manhã de quinta-feira (17), contou com a participação de mais de 200 servidores públicos e voluntários, superando o recorde anterior de 110 bolsas coletadas durante uma campanha no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS).

Canal WhatsApp

Mobilização e Solidariedade - O objetivo do projeto, que é organizado pela Sefaz-MS desde 2021, é incentivar a doação de sangue entre os servidores públicos estaduais, facilitando o acesso e ampliando a conscientização sobre a importância desse ato. Para o secretário de Fazenda, Flávio César, a campanha é uma demonstração de solidariedade e comprometimento dos servidores. “A vinda da equipe do Hemosul é um facilitador para nós servidores públicos. Ficamos muito felizes com o empenho de todos, uma vez que a movimentação na central de coleta instalada nas dependências da secretaria foi intensa durante os dois dias. Doar sangue, além de salvar vidas, é um grande ato de solidariedade”, destacou.

Estrutura e Organização da Campanha - Para acolher os doadores, a Sefaz-MS preparou uma estrutura especial, com um tapete vermelho na entrada do prédio, onde os voluntários eram recepcionados. O processo de doação seguia um fluxo organizado: os participantes preenchiam um questionário, realizavam o registro e, em seguida, eram direcionados para as triagens clínicas e a coleta de sangue, que durava entre 5 e 10 minutos. Ao final, os doadores tinham um momento de repouso e recebiam um lanche.

O servidor Francisco Eduardo, da Superintendência de Orçamento, ressaltou a importância da facilidade oferecida pela campanha. “Essas campanhas são sempre muito importantes, porque a gente que tem saúde e pode ajudar o próximo, não tem por que não fazer. E com uma vantagem: vindo até o nosso serviço, não precisamos nos deslocar até o Hemosul. Então, isso nos motiva ainda mais”, afirmou.

Expansão do Projeto e Compromisso Social - Os idealizadores do projeto, os técnicos fazendários Luiz Carlos Faria e Edvaldo Cajé de Oliveira, comemoraram o crescimento e a adesão dos servidores ao longo dos anos. Segundo Luiz Carlos, o projeto tem sido um sucesso desde sua criação em 2021. “Estamos muito motivados para manter essa constante, haja vista que a cada coleta é possível salvar até quatro vidas. Agradecemos a todos que tiraram um tempinho do horário de expediente para participar”, declarou.

Cajé de Oliveira, por sua vez, destacou a relevância social e educativa do projeto, que vai além da coleta de sangue. “Ao associar a educação fiscal a uma campanha de doação de sangue, é possível sensibilizar os cidadãos sobre a importância de ter um olhar voltado para o bem-estar coletivo, mostrando seu compromisso com a saúde pública e na construção de uma sociedade mais ética, justa e consciente”, explicou.

Parcerias e Impacto Social - O projeto é promovido pela Sefaz-MS por meio da Unidade de Educação Fiscal (UNEDF) e conta com o apoio de diversas entidades e sindicatos, como a Digix Soluções para a Gestão Pública, Unisaúde, Cssems, Sindifisco-MS, Sindifiscal-MS e Sindafaz-MS. Desde sua criação, a iniciativa já percorreu diversos órgãos públicos, incluindo a Governadoria, secretarias estaduais, o Tribunal de Contas, a Defensoria Pública e a Assembleia Legislativa, entre outros.

Com a coleta realizada na 12ª edição, o projeto já arrecadou um total de 1.127 bolsas de sangue, número que pode salvar mais de 4.500 vidas. A Sefaz-MS enfatiza que outros órgãos públicos interessados em receber o projeto podem entrar em contato com a UNEDF pelo telefone 3389-7821.

Para os organizadores, a continuidade e expansão do projeto são prioridades, visto que a demanda por doações de sangue é constante. “Com essa ação, mostramos que pequenos gestos podem ter um grande impacto social. O engajamento de cada servidor é fundamental para salvar vidas e contribuir para uma sociedade mais solidária e consciente”, reforça Luiz Carlos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas