Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
12 de fevereiro de 2026 - 09h14
EDUCAÇÃO PÚBLICA

SED apresenta metas para 2026 com foco em obras, EJA e redução da evasão em MS

Contrato de gestão prevê reformas em escolas, expansão do ensino superior e fortalecimento da educação a distância

12 fevereiro 2026 - 07h30Maria Edite Vendas
Governador Eduardo Riedel e secretário Hélio Daher durante assinatura do contrato de gestão da Educação para 2026.
Governador Eduardo Riedel e secretário Hélio Daher durante assinatura do contrato de gestão da Educação para 2026. - (Foto: Bruno Rezende/Secom)

A Secretaria de Estado de Educação (SED) apresentou as metas para 2026 com foco na melhoria da qualidade do ensino e no avanço dos indicadores educacionais de Mato Grosso do Sul. O planejamento foi formalizado nesta quarta-feira, 11, durante a assinatura do contrato de gestão, em reunião na Governadoria.

Canal WhatsApp

O documento foi entregue pelo secretário estadual de Educação, Hélio Daher, ao governador Eduardo Riedel. Na mesma ocasião, também foram assinados os contratos de gestão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica (Fadeb).

Governador assina contrato de gestão com a Secretaria de Educação. (Foto: Bruno Rezende/Secom)

Obras e melhorias estruturais

Entre as prioridades da SED está a continuidade das obras e reformas nas unidades da Rede Estadual de Ensino.

“Vamos continuar nosso programa de obras das escolas. Nosso Estado é um dos que mais entregam obras em escolas no Brasil. Iremos seguir trabalhando forte naquilo que vem dando certo”, afirmou o secretário Hélio Daher.

A proposta é garantir ambientes modernos e adequados, considerados essenciais para melhorar o aprendizado e, consequentemente, os índices educacionais do Estado.

Combate à reprovação e evasão

O plano também prevê ações para reduzir reprovações e diminuir a desistência escolar. Segundo Daher, haverá novidades na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ampliação da chamada verticalização do ensino superior, em parceria com a UEMS.

“Novidades na EJA, na verticalização do ensino superior em parceria com a UEMS, assim como outras ações que na verdade são consequências do bom trabalho desenvolvido”, destacou o secretário.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, responsável pela coordenação do contrato de gestão, ressaltou que a educação profissionalizante também está entre os temas centrais para 2026.

“Temos temas centrais como a educação profissionalizantes, as obras nas escolas estaduais, assim como projetos e ações para diminuir as reprovações, reduzir a desistência escolar e bons resultados nos índices de educação”, afirmou.

Metas da UEMS

A direção da UEMS também apresentou seus projetos para o próximo ano, reforçando a continuidade de programas de inclusão e a expansão do ensino superior público, especialmente no interior do Estado.

O reitor Laércio Alves de Carvalho destacou o alinhamento institucional durante a reunião.

“Reunião ótima de alinhamento em mais uma de contrato de gestão, que nos deixa orgulhosos do trabalho realizado. A UEMS vem fortalecendo as políticas públicas do Governo do Estado e dos municípios, com projetos estratégicos”, disse.

Entre as iniciativas citadas estão a “Universidade da Maturidade”, voltada a pessoas com 45 anos ou mais, e o “UEMS Acolhe”, que atende imigrantes com foco na inserção no mercado de trabalho.

Também seguem em destaque o Pantanal Tech, evento voltado à produção científica sustentável no bioma Pantanal, e o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), que oferece curso de agronomia para jovens da reforma agrária.

Educação a distância

O contrato de gestão também prevê o fortalecimento da educação a distância, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior público para estudantes que não conseguem frequentar aulas presenciais.

Com as metas definidas para 2026, o governo estadual aposta na combinação de infraestrutura, inclusão e ampliação de oportunidades como estratégia para consolidar avanços na educação sul-mato-grossense.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop