
Durante solenidade realizada em homenagem ao 9 de Julho - data que marca a Revolução Constitucionalista de 1932 - o Governo de São Paulo entregou o título de Comandante Honorário do Exército Constitucionalista ao representante civil Arthur Jorge do Amaral, que exercerá o posto de forma simbólica no biênio 2025/2026.

A condecoração foi entregue pelo governador do estado e pelo secretário de Segurança Pública durante o evento oficial, que reforçou os valores democráticos e o legado histórico da revolta paulista, considerada um dos marcos na luta por uma nova Constituição no Brasil.
Título é simbólico, mas de grande valor histórico
Reconhecimento ao espírito cívico - A nomeação, embora sem função militar, tem alto valor simbólico. O título é concedido a pessoas que atuam na preservação da memória da Revolução de 1932 e que mantêm viva a defesa dos princípios de legalidade, liberdade e democracia - fundamentos do movimento liderado por São Paulo há 92 anos.
O título foi concedido com o governador de SP, Tarcísio de Freitas
Ao receber a homenagem, Arthur Jorge afirmou estar honrado em representar os ideais constitucionalistas.
A entrega da honraria ocorre todos os anos no feriado estadual que lembra os confrontos entre tropas paulistas e o governo federal à época de Getúlio Vargas. Embora derrotado militarmente, o movimento resultou em avanços políticos e abriu caminho para a promulgação da Constituição de 1934.
