
O sábado (16) promete ser de contrastes em Mato Grosso do Sul. Enquanto as manhãs começam frias, com temperaturas próximas a 11°C em algumas cidades, a tarde será marcada por calor intenso, com os termômetros chegando a 35°C em regiões como Aquidauana. O tempo seco, aliado à forte amplitude térmica, deve predominar em todo o Estado, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Campo Grande terá mínima de 17°C e máxima de 32°C. No sul, Ponta Porã deve registrar de 11°C a 28°C, e Dourados, entre 11°C e 30°C. Já no oeste, Corumbá terá variação de 20°C a 33°C, enquanto Miranda deve chegar a 32°C. Em Porto Murtinho, a máxima atinge 33°C.
Além do calor, a baixa umidade relativa do ar segue como grande preocupação. Os índices devem oscilar entre 8% e 20% durante a tarde, muito abaixo dos 60% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a emitir três alertas para o Estado devido às condições críticas registradas na sexta-feira (15).
Especialistas alertam que o ar seco favorece problemas respiratórios, desidratação, dor de cabeça e irritações em olhos, boca e pele. Também aumenta o risco de incêndios florestais, principalmente diante da ausência de chuvas até, pelo menos, o dia 19 de agosto. A partir desta data, há apenas uma pequena possibilidade de precipitação restrita às regiões sul e sudoeste.
As autoridades reforçam cuidados básicos para amenizar os efeitos do clima: beber bastante água, evitar exercícios físicos nas horas mais quentes, umidificar os ambientes, usar hidratantes e não fazer queimadas ou descartar materiais que possam provocar incêndios. Também recomendam evitar consumo excessivo de café e bebidas alcoólicas, que aceleram a desidratação.
A população pode buscar mais informações e orientações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no 193.
