
A Ruraltur MS, maior feira de turismo rural de Mato Grosso do Sul, foi aberta oficialmente na quinta-feira (21), na Feira Central de Campo Grande, com público superior a 1.500 visitantes no primeiro dia de evento. Organizada pelo Sebrae/MS, a iniciativa promoveu a integração entre produtores rurais, gestores públicos, empreendedores e o público consumidor em torno do fortalecimento do turismo de base comunitária e da valorização de produtos regionais.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, entre elas o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e vice-presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, que destacou o potencial do setor para a economia regional. “A feira é uma vitrine do que Mato Grosso do Sul tem de mais autêntico. Além da agropecuária, o turismo rural reflete nossas raízes e valoriza produtos como o artesanato, o queijo e o mel, impulsionando pequenos empreendedores”, afirmou.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o evento também amplia o acesso dos pequenos negócios a novos mercados. “Ao apresentar os atrativos turísticos e os produtos locais, criamos oportunidades para ampliar a base de clientes, gerar renda e fortalecer o desenvolvimento territorial por meio do empreendedorismo rural”, declarou.
O evento também foi marcado pela entrega do prêmio aos vencedores da segunda edição do Desafio Pantanal Tech, promovido pela Semadesc, Fundect e Sebrae/MS, para apoiar soluções inovadoras nos segmentos de biodiversidade, agronegócio, bioeconomia e turismo. Além disso, houve a posse da nova diretoria da Instância de Governança Regional Caminho dos Ipês, que atua em dez municípios da região central do Estado.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, a feira evidencia o papel do turismo rural como atividade econômica sustentável. “Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial. Os principais atrativos turísticos estão em áreas rurais, como Bonito e Pantanal, o que faz do turismo de natureza uma vocação consolidada do Estado”, afirmou.
A escolha da Feira Central como sede do evento reforça sua relevância cultural e turística, segundo Alvira Appel, presidente da Afecetur (Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande). “Com 300 empreendimentos ativos, a Feira Central é patrimônio imaterial da cidade e um dos espaços mais tradicionais de Campo Grande. Trazer a Ruraltur para cá é valorizar a história do turismo local”, disse.
A programação segue nesta sexta-feira (22), com experiências voltadas ao público, como parede de escalada, rapel, fazendinha e apresentações gastronômicas na Cozinha Show. A estrutura também abriga o espaço Inova Agro, com oficinas da Rota Rural, concurso de queijos artesanais, sessões de negócios e o Capivara Tank, destinado à exposição de startups e empreendedores inovadores.
No local, o público ainda tem acesso ao atendimento do Sebrae/MS e a orientações sobre crédito com cinco instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Sicredi e Cresol, no mutirão Acredita.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: ruraltur.ms.sebrae.com.br
