
A Romênia acusou a Rússia de colocar em risco a estabilidade da região do Mar Negro após um drone russo violar seu espaço aéreo no sábado (13). O incidente foi confirmado neste domingo (14) pelo Ministério da Defesa romeno, que classificou a ação como “irresponsável” e uma “provocação à segurança regional”.

De acordo com o comunicado oficial, o equipamento utilizado em ataques à Ucrânia entrou no espaço aéreo romeno e foi monitorado por cerca de 50 minutos. A interceptação foi realizada por duas aeronaves de combate F-16 que estavam em patrulha no norte de Dobruja, região próxima à fronteira com a Ucrânia.
“Esses incidentes demonstram a falta de respeito da Federação Russa pelas normas do direito internacional e colocam em risco não apenas a segurança dos cidadãos romenos, mas também a segurança coletiva da Otan”, afirmou o ministério.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também se manifestou sobre o episódio. Para ela, a incursão representa “uma flagrante violação da soberania da União Europeia e uma séria ameaça à segurança regional”.
